Fechar
GP1

Polícia

Acusado de participar do assassinato de sargento é preso em Teresina

O crime aconteceu no dia 10 de abril de 2022, no bairro Parque Piauí, na zona sul de Teresina.

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu na manhã desta terça-feira (17), um indivíduo identificado como José Rodrigues de Oliveira Neto, vulgo "Palito", acusado de participar do assassinato do sargento do Exército Buranday Andrade Silva, de 42 anos, no dia 10 de abril de 2022, no bairro Parque Piauí. O acusado foi preso na Vila São José, zona sul de Teresina.

Em entrevista ao GP1, o delegado Danúbio Dias, responsável pela investigação, informou que José Rodrigues é o mentor intelectual do crime e responsável por fornecer a arma de fogo utilizada no crime que tirou a vida do sargento Buranday. "Esse indivídio é um dos coautores do crime de latrocínio contra o sargento, cujo fato aconteceu no dia 10 de abril desse ano. Esse indivíduo é o indivíduo que aparece nas imagens pilotando a moto. Ele é também o indivíduo que forneceu a arma que foi utilizada no crime. Na ocasião ele estava utilizando capacete e é importante ressaltar que esse é o indivíduo que também forneceu o veículo utilizado no assassinato do advogado que aconteceu em 2018 no Saci ", informou o delegado.

Foto: Lucas Dias/GP1José Rodrigues de Oliveira Neto
José Rodrigues de Oliveira Neto

O delegado Danúbio Dias explicou como aconteceram os fatos que culminaram com o latrocínio do sargento do Exército. "Naquele dia em questão eles passaram o dia praticando roubos na região do Parque Piauí. Essa sequência de roubos acabou culminando com o óbito do senhor Buranday. Naquela noite a dinâmica do crime se deu da seguinte forma: esse indivíduo pilotava a moto, eles vinham praticando uma série de roubos pelo Parque Piauí e na sequência chegaram no trailer onde o sargento se encontravam com os amigos. O garupa da motocicleta estava armado com revólver e ele é quem abordava as vítimas enquanto o outro esperava. Na ocasião em questão o garupa desceu, como havia fazendo durante o dia e abordou dois clientes que estavam no trailer. Esses dois clientes não reagiram e celulares e dinheiro foram subtraídos. Enquanto eles fugiam, o sargento tentou aborda-los e eles reagiram a abordagem atirando contra eles. Pelo menos 2 disparos foram efetuados por eles e um veio a atingir o sargento fatalmente", relatou o delegado Danúbio Dias.

Foto: Lucas Dias/GP1Danúbio Dias
Danúbio Dias

O delegado do DHPP ressaltou ainda que as investigações foram suficientes para apontar que José Rodrigues participou efetivamente do latrocínio. "É importante ressaltar que os indícios são fortes, convincentes. Câmeras de segurança não deixam dúvidas quanto a identidade, além de todo o arcabouço que foi produzido ao decorrer desses dias. Estamos atrás do indivíduo que efetuou os disparos, mas foi ele [José Rodrigues] quem arquitetou todo o roubo, quem escondeu a arma de fogo e quem após o crime abandonou a moto para tentar se desfazer dos indícios contra ele", finalizou o delegado Danúbio Dias.

Entenda o caso

Um sargento do Exército Buranday Andrade Silva, de 42 anos, reagiu a um assalto e foi executado com um tiro na cabeça no dia 10 de abril de 2022, por volta de 22h, no HD Bar, localizado no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina.

Conforme informações repassadas pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o sargento estava em um bar quando dois indivíduos desceram de uma motocicleta de cor branca e anunciaram o assalto. Ao subtraírem os objetos de uma vítima, o sargento acabou reagindo, efetuando disparos de arma de fogo contra os criminosos.

Foto: Reprodução/WhatsAppBuranday Andrade Silva
Buranday Andrade Silva

Os criminosos revidaram e atingiram o sargento do Exército com um disparo de arma de fogo na cabeça. Buranday Andrade não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.