Fechar
GP1

Política

Prefeito cassado por corrupção no PI há dois anos não atualizava cadastro do programa Bolsa Família

Laís Camarço informa que a coordenação do Programa Bolsa Família da administração passada, se negou a entregar a senha de acesso ao sistema para a nova equipe do programa.

Imagem: José Saraiva / GP1Clique para ampliarPrefeito Ricardo Camarço(Imagem:José Saraiva / GP1)Prefeito Ricardo Camarço
A administração do ex-prefeito de José de Freitas-PI, Robert de Almendra Freitas, que foi cassado por corrupção eleitoral, demonstrando que não tinha compromisso com as famílias mais pobres do Município, há dois anos, não realizava a atualização cadastral de 149 famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, naquele Município. Agora, a nova administração do prefeito Ricardo Camarço (PPS), através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMAC) está realizando a atualização cadastral das 149 famílias beneficiadas pelo programa.

“Não dá para entender porque a administração do prefeito cassado Robert Freitas deixou essas famílias correrem o risco de terem seus benefícios bloqueados no mês de novembro e cancelados no mês de dezembro deste ano (2010), porque há dois anos, não atualizaram os cadastros dessas famílias pobres do Município que agora estão sendo atualizados na nossa administração”, desabafa a Secretária de Ação Social e Cidadania, Laís Camarço.

A Secretária Laís Camarço afirma que a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estimula os municípios com o repasse de dois reais e cinqüenta centavos por cada cadastro atualizado e condicionalidades cumpridas na Educação, Saúde e Assistência Social, por cada família do Programa Bolsa Família.

Segundo Laís, o MDS disponibilizou ao Município de José de Freitas, desde o dia 1º de setembro deste ano (2010), quando Robert Freitas ainda estava no cargo de prefeito, mesmo com o mandato já cassado, uma lista das 149 famílias que necessitavam dessa atualização de cadastro e a administração passada nada fez, deixando essas famílias com o risco de terem seus benefícios bloqueados no mês de novembro e cancelados no mês de dezembro, o que não vai ocorrer porque a nova administração do prefeito Ricardo Camarço está tomando todas as providências legais.

“Grande parte dessas famílias residem na zona rural e o mais grave é que as rádios (concessão pública) que funcionam no Município, pertencentes a grupos ligados ao prefeito cassado Robert Freitas, se recusam a divulgar a lista das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família”, denuncia o prefeito Ricardo Camarço.

Laís Camarço informa que a coordenação do Programa Bolsa Família da administração passada, se negou a entregar a senha de acesso ao sistema para a nova equipe do programa, demonstrando o descompromisso com a população mais pobre e falta de espírito público. Isso não é novidade, o novo prefeito Ricardo Camarço, na noite do dia 29 de setembro de 2010, logo após ser diplomado pela juíza eleitoral Maria Zilnar Coutinho Leal e empossado pela Câmara Municipal, recebeu as chaves da prefeitura, das mãos de um vigia.

“O importante é que as famílias já estão sendo chamadas e o atendimento está sendo feito a quem comparece ao SEMAC que colocou toda sua equipe na rua, em busca dessas famílias até o último dia dado pelo MDS (31 de outubro de 2010) para que elas não sejam excluídas do Programa Bolsa Família, e assim, perdendo em sua maioria, a única renda que sustenta todos os seus familiares”, desabafa o prefeito Ricardo Camarço. As famílias podem comparecer em horário de expediente normal na Secretaria de Ação Social e Cidadania (SEMAC) para atualizar seus cadastros no Programa Bolsa Família.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.