Fechar
GP1

Política

Ex-tesoureiro petista assinou recibos de doações a Michel Temer

Recibos tinham o valor total de R$ 7,5 milhões.

O ex-tesoureiro da campanha da presidente cassada Dilma Rousseff, Edinho Silva, assinou ao menos 11 recibos de doações eleitorais feitas ao então candidato a vice-presidente Michel Temer (PMDB), em 2014.

Os recibos, que totalizam R$ 7,5 milhões, fazem parte da prestação de contas da campanha entregue à Justiça eleitoral e ajudam a embasar a tese dos advogados de defesa da petista na ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A defesa de Temer argumenta que ele não pode ser punido por supostas ilegalidades cometidas pela campanha de Dilma, pois ele tinha uma conta específica para movimentar verbas relativas a doações e despesas eleitorais.

  • Foto: Albery Santini/Futura Press/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

Já a defesa de Dilma usa os recibos assinados por Edinho, entre outros argumentos, para alegar que as contabilidades não podem ser separadas, já que a prestação de contas foi feita de forma única pelos dois integrantes da chapa. O início do julgamento por suposto abuso de poder econômico e político nas eleições de 2014 está marcado para começar na próxima terça-feira (04).

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de Temer e a inelegibilidade de Dilma. O PSDB, dono da ação e hoje aliado do governo, em suas alegações finais, isentou o presidente de responsabilidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.