Fechar
GP1

Política

Barroso prorroga por 60 dias inquérito que investiga Michel Temer

A decisão é desta terça-feira (27) e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou favorável a concessão do novo prazo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu prorrogar por mais 60 dias, a pedido da Polícia Federal, o inquérito que tem o presidente Michel Temer entre os investigados. A decisão é desta terça-feira (27) e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou favorável a concessão do novo prazo.

Dodge ainda pediu, no ofício enviado ao STF, que fosse emitida ordem judicial para que o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, se abstenha de "qualquer ato de ingerência" sobre o inquérito, sob pena de afastamento do cargo.

  • Foto: Felipe Sampaio/STFMinistro Luís Roberto Barroso vai participar de evento do TCE-PIMinistro Luís Roberto Barroso vai participar de evento do TCE-PI

Em relação ao pedido, Barroso afirmou no despacho que: "[Segovia] já manifestou, por escrito nos autos, e oralmente perante este relator, o compromisso de não interferir em qualquer medida no inquérito em curso. Considero-o, portanto, devidamente ciente de que deve se abster de qualquer pronunciamento a respeito".

O inquérito

O inquérito foi aberto, em setembro de 2017, com base nas delações do empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, e de Ricardo Saud, ex-executivo do grupo. As investigações apuram o suposto pagamento de propina na edição, por Temer, de um decreto relacionado ao setor de portos.

A empresa Rodrimar, que atua no Porto de Santos (SP), é apontada como beneficiária. Temer e a empresa negam a acusação.

Caso Segovia

No início deste mês, Fernando Segovia disse em entrevista à Reuters que não foi encontrado indício de crime por parte de Temer. Segundo a agência, o diretor-geral também indicou que a PF pediria o arquivamento das investigações.

Tais declarações de Segovia causaram intensa repercussão, a ponto de os delegados da PF, que atuam no Supremo, divulgarem mensagem contra o que ele disse. Além disso, Barroso intimou o diretor-geral a dar explicações. Segundo o ministro, Segovia disse ter sido mal interpretado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.