Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Dono do Frango Potiguar e advogados são denunciados à Justiça

A denúncia foi oferecida pelo promotor Regis Marinho nessa segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022.

O Ministério Público do Piauí, por meio do promotor Regis de Moraes Marinho, denunciou à Justiça o empresário João Paulo de Carvalho Rodrigues e os advogados Francisco das Chagas Sousa e Guilherme de Carvalho Gonçalves Sousa pelo duplo assassinato dos adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva, 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, encontrados mortos às margens da PI 112 em novembro de 2021.

A denúncia foi oferecida nessa segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022.

Foto: GP1João Paulo de Carvalho, Guilherme de Carvalho e Francisco das Chagas Sousa
João Paulo de Carvalho, Guilherme de Carvalho e Francisco das Chagas Sousa

Conforme documento obtido pelo colunista, os três acusados responderão ação penal pelos crimes de homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, além de ocultação de cadáver.

Relembre o caso

Os advogados Francisco das Chagas Sousa e Guilherme de Carvalho Gonçalves Sousa e o empresário João Paulo de Carvalho Rodrigues foram presos pelo DHPP no último dia 8 de fevereiro, acusados de matar os adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva, 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos.

As prisões foram realizadas por volta de 6h da manhã pelos policiais do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Na ocasião do cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, os investigadores encontraram várias munições de pistola calibre 9mm na residência do empresário, o mesmo calibre utilizado para executar as vítimas.

Foto: Reprodução/WhatsAppLuian Ribeiro de Oliveira e Anael Natan Colins Souza da Silva
Luian Ribeiro de Oliveira e Anael Natan Colins Souza da Silva

Os três chegaram a ser ouvidos no DHPP ainda no mês de janeiro, mas naquela ocasião foram liberados logo após prestarem depoimento.

Cunhado afirma que dono do Frango Potiguar e primo executaram adolescentes

Com o avanço das investigações, o delegado responsável pelo caso, Luiz Guilherme, apontou diversos pontos divergentes do material probatório acostado ao inquérito policial, bem como o depoimento do cunhado de João Paulo, Amauri Mendes Freitas, que declinou a dinâmica do que realmente ocorreu na madrugada do dia 13 de novembro de 2021.

Amauri Mendes procurou o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP –, e em depoimento gravado em áudio e vídeo, narrou que o empresário João Paulo e o primo, o advogado Guilherme de Carvalho, foram os responsáveis pela execução dos jovens. Segundo depoimento, o empresário e o advogado se deslocaram até o local onde os adolescentes foram assassinados, inclusive, relatou que João Paulo conduziu o veículo a todo momento.

Jovens foram torturados e mortos de joelhos

O laudo cadavérico dos adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva e Luian Ribeiro de Oliveira revelou com riqueza de detalhes que as duas vítimas foram torturadas, colocadas de joelhos e mortas com disparo de arma de fogo na nuca, à queima roupa.

Logo após terem sido localizados na zona rural leste de Teresina, os corpos dos dois adolescentes passaram por exames no Instituto de Medicina Legal (IML), às 17h30 do dia 15 de novembro de 2021.

No laudo da primeira vítima, Luian Ribeiro de Oliveira, o exame constatou um tiro de entrada localizado em região da nuca à esquerda, onde formou-se um cone com base maior na porção interna do osso. Já o tiro de saída encontra-se em porção parietal direita, sendo observado na porção externa do osso. “Também se infere que a morte se deu com requinte de crueldade, compatível com execução do indivíduo de joelhos, com cabeça fletida [posicionada para baixo] e disparo por arma de fogo efetuado na região craniana, a curta distância”, diz trecho do laudo.

O laudo da segunda vítima, Anael Natan Colins Souza da Silva, repetiu o mesmo resultado obtido no exame realizado em Luian, portanto, executado em posição de joelhos, com requinte de crueldade.

Irmão Guido

Enquanto aguardam julgamento, os advogados Francisco das Chagas Sousa, Guilherme de Carvalho Goncalves Sousa e o empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues permanecem presos na Penitenciária Irmã Guido, localizada na zona sul de Teresina.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.