Fechar
GP1

Brasil

Ministro Barroso é eleito para presidir a Primeira Turma do STF

Ele foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até fevereiro e é o atual vice-presidente do STJ.

O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito nesta terça-feira (06), para presidir a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023. O magistrado vai substituir a Ministra Cármen Lúcia.

A ministra não poupou disse que Barroso é um dos maiores nomes que já passaram pelo STF, classificando-o de “grande jurista, professor e emérito conferencista”.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso

Cármen Lúcia não poupou elogios ao recém-eleito: “vossa Excelência é um homem que sabe para muito além do Direito”, disse a atual presidente da 1ª Turma.

Os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Dias Toffoli também elogiaram a competência e o trabalho realizado por ele no STF.

“Ter a companhia de Vossas Excelências tem sido um alento nessa jornada dura que escolhemos”, afirmou o ministro. “Mas a gente deve cumprir com alegria as missões que a vida nos dá”, agradeceu o ministro.

Historicamente, a votação é feita entre os ministros que compõem o colegiado, escolhendo o membro mais antigo da Turma que ainda não tenha ocupado o cargo de presidente. No entanto, Barroso foi eleito por aclamação, ou seja, quando a escolha é unânime entre os ministros que compõem o colegiado do STF.

Barroso foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até fevereiro e é o atual vice-presidente do STJ.

Esta foi a última sessão da Primeira Turma em 2022. De acordo com o STF, o colegiado julgou 4.970 processos ao longo deste ano, em sessões presenciais, extraordinárias e virtuais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.