Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias envia carta a Bolsonaro pedindo continuidade da vacinação

O governador pediu que o Governo Federal dialogue com China, Índia e Rússia, a fim de garantir o Ingrediente Farmacêutico Ativo para a produção das vacinas no Brasil.

O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e representante do Fórum dos Governadores do Brasil, protocolou nesta quarta-feira (20) uma carta ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pedindo a garantia da continuação da vacinação contra covid-19 no Brasil.

No documento, o governador do Piauí pede que o Governo Federal acione a diplomacia brasileira para abrir diálogo junto a China, Índia e Rússia, países produtores do imunizante, de modo a garantir a entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção das vacinas no Brasil, por meio de institutos como Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Assim como recebemos as doses para este início que comemoramos, precisamos garantir vacinas para os meses de fevereiro, março, abril, maio, até imunizar todos os brasileiros”, declarou Wellington Dias.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

O IFA é o componente essencial da vacina, assim, tanto o Instituto Butantan quanto o BioManguinhos, da Fiocruz, dependem do ingrediente fabricado fora do país.

No ofício enviado à presidência, os 15 governadores que assinam a carta solicitam que “seja avaliada a possibilidade de estabelecimento de diálogo diplomático com os governos dos países provedores dos referidos insumos, sobretudo China e Índia, para assegurar a continuidade do processo de imunização no país”.

Através do documento, Wellington Dias pretende conseguir apoio também de autoridades do Congresso Nacional, Poder Judiciário e ex-presidentes do Brasil, fortalecendo o pedido a Bolsonaro. “Temos que pensar todos juntos independente das diferenças do povo brasileiro. Salvar vidas”, pontuou o governador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.