Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Não tem outra saída", diz Gilberto Albuquerque sobre lockdown em Teresina

Segundo o presidente da FMS, a solução mais adequada para enfrentar a crise na saúde em Teresina é um decreto de lockdown.

Em entrevista ao GP1 neste sábado (13), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que o Comitê de Operações Especiais (COE) vai debater, ainda hoje, novas medidas restritivas para o combate da covid-19 em Teresina e nos demais municípios do Estado, que estão sofrendo com o sistema de Saúde em colapso devido as lotações de leitos de UTI.

Devido a situação de leitos de UTI, o COE ampliado deve propor novas medidas restritivas ao governador Wellington Dias (PT), sendo que a solução mais adequada, segundo Gilberto Albuquerque, é um decreto de lockdown.

Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

“O COE possui propostas, a situação está feia então vamos ter que debater com o COE ampliado. Vamos sugerir alguma medida para o governador e vamos aguardar a decisão dele. Acredito que do jeito que a situação está vai ser daí [lockdown] para frente. Com esse momento não tem outra saída não”, informou.

Alerta para colapso em Teresina

O Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE) de Teresina, encaminhou na última quarta-feira (10) documento a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recomendando a adoção de medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus na capital, dentre elas, o fechamento de todas as atividades sociais e econômicas, mantendo o funcionamento apenas dos serviços essenciais. O comitê alerta que a capital vive um risco iminente de colapso.

De acordo com a análise situacional do COE, atualmente Teresina se encontra na fase vermelha, considerando as métricas de acompanhamento do fluxo de flexibilização das atividades por macrorregiões do “Pacto de Retomada Organizada no Piauí - COVID-19”, desenvolvido pelo Governo do Estado.

Os especialistas do comitê enumeram fatores que apontam situação de “ameaça muito alta” na capital, dentre elas, a taxa de ocupação de UTIs acima de 90% e a dificuldade de ampliação desses leitos, além da escassez de pessoal insumos e equipamentos na rede de saúde.

Diante disso, o COE, se referenciando na Organização Mundial da Saúde (OMS) e no Ministério da Saúde, concluiu que Teresina está em fase de aceleração descontrolada da pandemia, e indicou a adoção do Distanciamento Social Ampliado (DAS) e suspensão de todas as atividades e serviços, com exceção daquelas consideradas essenciais.

Entidades também recomendam lockdown

Nesta sexta-feira (12) o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM) do Piauí, a OAB Piauí, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), assinaram nota conjunta pedindo a determinação de medidas mais rígidas de combate à covid-19 no estado, dentre elas, o fechamento de todas as atividades e serviços, com exceção daqueles considerados essenciais, pelos próximos 14 dias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.