Fechar
GP1

Esportes

Fifa reconhece títulos mundiais de Flamengo e Grêmio

Reunião do Conselho realizada na Índia inclui em sua lista oficial conquistas de campeões do antigo Mundial Interclubes.

A Fifa decidiu reconhecer como campeões mundiais os clubes que venceram o antigo Mundial Interclubes, confronto disputado de 1960 a 2004 entre o campeão sul-americano e europeu. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (27), em reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia.

Após a decisão, passam a ser considerados campeões mundiais: Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993).

De acordo com informações do GE, a solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da Conmebol. Pelo Twitter, o presidente da entidade sul-americaana, Alejandro Domínguez, confirmou a decisão da Fifa e divulgou a carta em que solicitou o reconhecimento a Gianni Infantino, em junho. “Agradeço a aprovação pelo conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes”, escreveu.

  • Foto: DivulgaçãoNovos campeões mundiaisNovos campeões mundiais

O reconhecimento da Fifa recorça a tese de que o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões volte a acontecer. O Mundial de Clubes organizado pela entidade em 2000 pela primeira vez e depois continuamente desde 2005, passaria a ser disputado de quaro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que seria extinta.

“Na nova Conmebol, fixamos como um dos eixos de mudança fazer justiça pelo futebol sul-americano, inclusive indo além do judicial. Hoje vemos refletidos nossos esforços em um justo reconhecimento que a Fifa faz aos clubes sul-americanos e europeus, que ganharam a Copa Intercontinental e tradicionalmente foram considerados campeões do mundo. Em nome da Conmebol, parabenizamos os diretores, comissões técnicas e jogadores dos clubes reconhecidos, e, claro, a todos os torcedores e muito especialmente aos que pertenceram aos elencos vencedores e deixaram a marca do futebol sul-americano na história do futebol mundial”, disse o presidente da Conmebol, em nota divulgada no site oficial da entidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.