Fechar
GP1

Esportes

Neymar e os times Santos e Barcelona serão julgados na Espanha

O processo investiga uma suposta irregularidades contratos de transferência do atacante do Santos ao Barcelona. O acordo feito com a empresa impedia que o Neymar fizesse negócios com outros c

O jogador Neymar, seus pais, o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, o antecessor no cargo, Sandro Rosell, além do clube brasileiro Santos irão a julgamento por fraude e corrupção. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (04), pelo juiz José de la Mata, da Audiência Nacional de Madrid.

Na decisão, juiz determinou uma fiança conjunta e solidária no valor de 3,4 milhões de euros (R$ 11,8 milhões), sob a justificativa de responsabilidade pecuniária, a Bartomeu, Rosell, Barcelona, Santos, e ao ex-presidente do clube brasileiro Odílio Rodrigues Filho. Esse valor é igual ao que o clube catalão teria que pagar a mais para o fundo DIS, que tinha 40% dos direitos econômicos de Neymar.

O processo investiga uma suposta irregularidades contratos de transferência do atacante do Santos ao Barcelona. O acordo feito com a empresa impedia que o Neymar fizesse negócios com outros clubes. A operação foi denunciada pelo fundo de investimentos e o atleta foi investigado tanto na Espanha como no Brasil.

De acordo com o Estadão, o DIS, que recebeu 6,8 milhões de euros (R$ 23,6 milhões) dos 17,1 milhões de euros (59,4 milhões) destinados ao Santos, considera que Neymar e o Barça se aliaram para ocultar o valor real da transferência.

  • Foto: DivulgaçãoNeymarNeymar

A investigação aberta pela Promotoria da Audiência Nacional apresentou uma acusação contra todos os envolvidos, com exceção de Bartomeu, por não ter indícios de irregularidades contra ele. 

O ex-presidente do Barça é acusado de cometer crimes de corrupção e ter fraudado os valores da contratação de Neymar, o que acabou reduzindo o valor que a DIS deveria receber. Por sua vez, a Justiça pede dois anos de prisão para o pai do Neymar e um para a mãe do jogador. Além disso, ambos terão que pagar uma multa de 10 milhões de euros cada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.