Fechar
GP1

Esportes

Jogador do Irã é condenado a morte por apoiar protestos de mulheres

Amir Nasr-Azadani foi julgado por participar de protestos a favor do direito das mulheres.

Amir Nasr-Azadani, jogador de futebol iraniano, foi condenado a morte no Irã, após participar de protestos a favor do direito das mulheres. O jogador de 26 anos atua no Iranjavan FC e foi detido dois dias depois das manifestações que contestavam a morte de Mahsa Amini, que terminou com a morte de três policiais.

Amir e mais oito pessoas foram acusadas de traição e de compor um grupo armado que tem a intenção de atacar a República Islâmica do Irã. A informação foi confirmada pelo sindicado de jogadores profissionais (FIFPRO), que se posicionou totalmente contra o ocorrido. Além da entidade, outros jogadores do futebol árabe também pediram a liberação do atleta.

Foto: Reprodução/TwitterAmir Nasr-Azadani, jogador de futebol do iraniano, que foi condenado a morte no Irã
Amir Nasr-Azadani, jogador de futebol do iraniano, que foi condenado a morte no Irã

“A FIFPRO está chocada e enojada com relatos de que o jogador de futebol profissional Amir Nasr-Azadani pode ser executado no Irã depois de fazer campanha pelos direitos das mulheres e pela liberdade básica em seu país. Nos solidarizamos com Amir e pedimos a remoção imediata de sua punição”, publicou a entidade em suas redes sociais.

A população iraniana protesta contra o atual regime, principalmente após a morte de Mahsa Amini, gerando um debate sobre a violência e restrição dos direitos das mulheres promovidas pelo governo. De acordo com a Iran Human Rights, ONG que monitora a situação no país, cerca de 326 pessoas foram executadas durante as manifestações, se tornando a maior onda de protestos desde 2009.

Foto: Reprodução/TwitterTorcedores do Irã protestam em jogo contra a Inglaterra
Torcedores do Irã protestam em jogo contra a Inglaterra

Por mais que sejam instruídos a permanecer em silêncio, o debate chegou à seleção iraniana e os jogadores e técnico encontraram uma forma de ser mostrar a favor dos protestos políticos. Nas duas primeiras partidas da Copa do Mundo do Catar, o grupo ficou em silencio na hora do hino nacional do país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.