Fechar
GP1

Esportes

Marrocos derrota a Espanha nos pênaltis e vai às quartas de final

Marrocos iguala as campanhas de Camarões, Senegal e Gana e pode ser primeira africana na semifinal.

A Copa do Mundo pode mostrar algumas surpresas para o olhar mais admirado, mas ela também mostra, no campo, quem tem gana e conhece sua capacidade de ir além. Nesta terça-feira (6), no estádio Al Thumama, Marrocos mostrou do que é capaz quando se está no grupo com a atual vice-campeã do mundo, a Croácia, e aquela seleção que ocupa o segundo lugar no Ranking da Fifa, a Bélgica. A merecida classificação, apesar das chances perdidas, mostrou uma mente muito fria no momento ainda mais decisivo, colocou os africanos nas quartas de final do mundial, após o goleiro Bounou defender duas penalidades e Hakimi dar uma de "El Loco" e cavar a cobrança que carimbou a vaga contra a Espanha. Dia histórico no futebol mundial baseado em desempenho.

Primeiro tempo

No início da partida, a Espanha trocava passes buscando espaço, e Marrocos jogava recuada na busca por um contra-ataque. Em das jogadas de velocidade, Boufal é derrubado e árbitro marcou falta. Hakimi foi para a cobrança e a bola passou rente ao travessão, aos 11 minutos. A Espanha respondeu com perigo aos 24, quando o goleiro tocou errado e a pelota sobrou para Ferrán Torres, que ajeitou para Gavi finalizar e Bono se recompor fazendo uma linda defesa.

Em uma de suas jogadas características, a seleção europeia teve outra chance de abrir o placar aos 25 minutos. Asensio recebeu belo passe dentro da área e finalizou na rede do lado de fora. Mesmo com pouca posse de bola, a equipe não se intimidou e chegou com perigo aos 32 minutos, em foguete de fora da área de Hakimi, onde Unai Simón espalmou para evitar o gol.

Foto: Reprodução/TwitterEspanha e Marrocos pela Copa do Mundo do Catar
Espanha e Marrocos pela Copa do Mundo do Catar

Segundo tempo

A segunda etapa manteve a tônica dos 45 minutos iniciais e a Espanha mostrou pouco repertório tático quando viu seu oponente fechar completamente os espaços tão necessários para a troca de passes frenética que caracteriza a Fúria. Com chances criadas de ambos lados, mas ora com finalizações aquém do que um momento decisivo de uma Copa do Mundo exige – como as vezes em que Cheddira desperdiçou -, ora com uma ótima exibição dos goleiros, as equipes foram para mais 30 minutos de prorrogação que desencadeou na disputa por pênaltis.

Aqui, o roteiro que apenas o futebol pode proporcionar novamente foi escrito em campo. Com a frieza necessária de quem terminou a fase de grupos da competição com 7 pontos (2 vitórias e 1 empate), à frente de seleções como o Brasil e a França, Marrocos viu Bounou brilhar e defender as penalidades de Soler e Busquets, além do chute na trave de Sarabia, o especialista em penalidades máximas, que havia entrado apenas para aquela cobrança. Símon também defendeu o pênalti batido por Benoun, mas coube a Hakimi, que é filho de imigrantes marroquinos que foram para a Espanha, mas que optou por defender o país de sua origem cavar e colocar Marrocos pela primeira vez nas quartas de final da Copa do Mundo.

Foto: Divulgação/FifaMarrocos está nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar
Marrocos está nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar

Marrocos entrou hoje para um rol muito bem frequentado e se aliou a seleção de Camarões de 1990, a Senegal em 2002 e a Gana em 2010. Agora, o continente africano segue representado no Mundial e os marroquinos podem dar um passo além e se consagrar como a primeira equipe do Continente-Mãe a chegar nas disputas de uma semifinal da Copa do Mundo. Para a Espanha, que na Copa do Mundo da Rússica também saiu nas oitavas de final quando foi derrotada pela Rússia nos pênaltis, fica o aprendizado que é preciso um repertório mais robusto quando seu objetivo é estar no topo do mundo.

Próximos compromissos

Agora, os Marroquinos aguardam a definição no confronto entre Portugal e Suíça para conhecer seu adversário. O confronto das quartas de final acontece no sábado (10), às 12h no estádio Al Thumama.

Foto: divulgação/FifaBounou defendeu duas cobranças da Espanha e garantiu Marrocos nas quartas de final
Bounou defendeu duas cobranças da Espanha e garantiu Marrocos nas quartas de final
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.