Fechar
GP1

Esportes

Pioneiro do judô no Piauí, Abdias Queiroz morre aos 88 anos

O judoca foi responsável por disseminar o esporte no estado e treinou o professor de Sarah Menezes.

O precursor do judô no Piauí, Abdias Queiroz, morreu na tarde desse sábado (17), aos 88 anos, em Teresina, por conta de complicações de uma cirurgia na região abdominal. A morte foi confirmada por Danys Queiroz, filho do judoca e vice-presidente da Confederação Piauiense de Judô.

Abdias nasceu em Quixadá, no Ceará, e se mudou para Teresina na década de 1970 para ser instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Piauí. Anos depois, ele começou a formar tatames e judogis improvisados em sua casa para ensinar judô aos filhos.

Ao longo do tempo, o judoca ajudou a popularizar o esporte no Piauí e teve nove filhos faixa-preta na modalidade. Além disso, um de seus pupilos, Expedito Falcão, foi o treinador da campeã olímpica Sarah Menezes.

Foto: Wenner TitoAbdias Queiroz morreu aos 88 anos
Abdias Queiroz morreu aos 88 anos

Abdias recebeu muitas homenagens em vida, como o título de cidadão piauiense em 2015, além de conduzir a tocha olímpica durante a passagem pelo estado em 2016.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em seu site, homenageou Abdias Queiroz pela sua trajetória no esporte. “A CBJ enaltece o legado deixado por Abdias Queiroz na promoção da filosofia e dos valores do judô e se solidariza aos familiares, amigos e alunos do professor nesse momento difícil de dor e despedida”, publicou a federação.

O velório do judoca ocorreu na noite desse sábado (17) e o sepultamento foi na manhã deste domingo (18), no Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.