Fechar
GP1

Esportes

Bahia vence o Nacional fora de casa e assume liderança do grupo F da Libertadores

Com a vitória, o Tricolor garantiu o primeiro triunfo como visitante fora do Brasil na competição.

Na noite desta quarta-feira (9), o Bahia conquistou sua primeira vitória na Copa Libertadores de 2025 ao bater o Nacional por 1 a 0, em pleno Parque Central, em Montevidéu. O único gol da partida foi marcado por Erick Pulga. Com os três pontos conquistados fora de casa, o Tricolor assumiu a liderança do Grupo F, somando agora quatro pontos. Já o Nacional segue na lanterna, com duas derrotas em dois jogos.

Esse foi o primeiro triunfo do clube baiano como visitante fora do Brasil na competição continental. Curiosamente, a única vitória fora de casa até então havia sido em 1989, contra o Internacional, um dos adversários do Grupo F nesta edição.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado por pouca criatividade e muita disputa no meio-campo. O Bahia manteve mais posse de bola, mas criou poucas chances claras. Do outro lado, o Nacional apostou nos cruzamentos para a área, mas praticamente não levou perigo ao gol defendido por Ronaldo A equipe de Rogério Ceni cresceu nos minutos finais da primeira etapa. Aos 36 minutos, Lucho Rodríguez cobrou uma falta com perigo e levou susto ao goleiro. Pouco depois, Cauly aplicou um belo drible no zagueiro e quase marcou um golaço, mas parou na grande defesa de Mejía.

Foto: Letícia Martins / EC BahiaErick Pulga comemora gol na Libertadores
Erick Pulga comemora gol na Libertadores

O segundo tempo começou movimentado, com boas chances para os dois times. Logo aos três minutos, Jean Lucas criou uma boa jogada para o Bahia e finalizou com perigo, mas a bola foi para fora. O Nacional respondeu com tentativas de Vargas e Herazo, parando nas mãos de Ronaldo, e com Calione, que mandou por cima do gol. Mas quem abriu o placar foi o Bahia. Após jogada de Cauly pelo meio, a bola sobrou para Erick Pulga na esquerda, que acertou um belo chute colocado e balançou as redes aos 19 minutos, sem chances para Mejía. O Nacional tentou reagir, pressionando em busca do empate e criando boas oportunidades com Yonatan Rodríguez e Herazo. No entanto, parou na boa atuação do goleiro Ronaldo e na sólida defesa do Bahia. No fim, vitória por 1 a 0 para o Tricolor, que garantiu os três pontos na segunda rodada da Libertadores.

Próximos compromissos

O Bahia volta a jogar no próximo domingo (13). Na Arena Fonte Nova, o Esquadrão recebe o Mirassol, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o Tricolor volta a jogar só no final do mês de abril, no dia 24, quando recebe o Atlético Nacional pela terceira rodada do torneio continental.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.