O tenista brasileiro João Fonseca segue brilhando em Wimbledon. Nesta quarta-feira (2), o jovem carioca de 18 anos venceu o norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, avançando à terceira rodada do torneio.
Com a vitória, João Fonseca se tornou o tenista mais novo a atingir tal fase da chave masculina do Grand Slam inglês desde 2011. Na ocasião, o alemão Bernard Tomic, então com 18 anos e oito meses, dois meses a menos do que João, acabou parando só nas quartas de final.
JOÃO FONSECA VENCE EM WIMBLEDON E FAZ HISTÓRIA!
— CBT (@cbtenis) July 2, 2025
Na segunda rodada do Grand Slam, o carioca bateu Jenson Brooksby, por 6/4 5/7 6/2 6/4, e segue na competição
O resultado coloca João Fonseca como o tenista mas jovem em 14 anos a alcançar a terceira rodada de @wimbledon pic.twitter.com/hu7f3EFwYT
O jogo
João Fonseca começou firme, confirmando o serviço logo no primeiro game. Brooksby respondeu da mesma forma, e os dois seguiram sem quebras até 2/2. No quinto game, o número 1 do Brasil conseguiu seus primeiros break points da partida e aproveitou o primeiro para quebrar o saque do americano, abrindo 4/2 na sequência. Mesmo pressionado em 4/3 e 15/40, o carioca salvou dois breaks e manteve a vantagem. Com controle e confiança, fechou o primeiro set em 6/4 após 34 minutos.
A segunda parcial começou com tensão. Fonseca teve dois break points logo no primeiro game, mas Brooksby salvou ambos. Sem novas quebras, o americano chegou a 5/4. No game seguinte, o brasileiro enfrentou dois set points e conseguiu se salvar. A pressão voltou dois games depois, e, apesar de nova resistência, João acabou quebrado e perdeu o set por 7/5.
No início do terceiro set, Fonseca retomou o controle, quebrou logo de cara e repetiu a dose no terceiro game, abrindo 3/0. Brooksby reagiu e devolveu uma das quebras, reduzindo para 3/2. Fonseca, no entanto, manteve a consistência no saque, fez 4/2 e, em seguida, conquistou mais uma quebra. Sacando para fechar, não deu chances ao adversário.
O quarto set começou intenso. No primeiro game, Brooksby salvou dois break points. Dois games depois, no game mais disputado da partida até então, o americano resistiu a mais quatro oportunidades de quebra e fez 2/1. Mas Fonseca seguiu pressionando, quebrou em 3/2 e confirmou o serviço, abrindo 4/2. O americano resistiu mais uma vez no sétimo game, salvando dois breaks. Em seguida, devolveu a quebra e empatou em 4/4.
No momento decisivo, Fonseca mostrou nervos de aço. Sacando em 5/4, viu-se em 0/40, mas salvou três break points seguidos e, com autoridade, fechou a partida, confirmando mais uma vitória marcante na carreira.
Próximos compromissos
O adversário de João Fonseca será o chileno Nicolás Jarry, 143º colocado no ranking mundial, que despachou Learner Tien, dos Estados Unidos. Esse será o primeiro confronto entre os sul-americanos em torneios ATP. A partida está prevista para a próxima sexta-feira (4), ainda sem horário definido.
Ver todos os comentários | 0 |