Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresários protestam na frente da Alepi pela reabertura do comércio

Os manifestantes acenderam velas para simbolizar as empresas que já fecharam e a demissão de funcionários durante o fechamento do comércio devido a pandemia do novo coronavírus.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 17 Empresários querem a reabertura do comercio Empresários querem a reabertura do comercio
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 17 Velas na calçada Velas na calçada
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 17 Velas acesas Velas acesas
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 17 Mulher com a bandeira do Brasil Mulher com a bandeira do Brasil
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 17 Mulher acendendo a vela Mulher acendendo a vela
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 17 Manifestação dos empresários Manifestação dos empresários
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 17 Manifestação aconteceu na frente da assembleia Manifestação aconteceu na frente da assembleia
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 17 Manifestação aconteceu agora Manifestação aconteceu agora
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 17 Lia Mara Lia Mara
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 17 Homem acendendo a vela Homem acendendo a vela
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 17 Faixas e velas na frente da assembleia Faixas e velas na frente da assembleia
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 17 Empresários realizam manifestação Empresários realizam manifestação
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 17 Empresários na manifestação Empresários na manifestação
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 17 Empresário segurando a vela Empresário segurando a vela
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 17 Demóstenes Ribeiro Demóstenes Ribeiro
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 17 Assembleia Legislativa Assembleia Legislativa
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 17 Manifestação na frente da Alepi Manifestação na frente da Alepi

Empresários de diversos segmentos fizeram uma manifestação na noite desta quarta-feira (03), reivindicando a reabertura gradual e responsável das atividades econômicas no estado do Piauí. Os manifestantes acenderam velas para simbolizar as empresas que já fecharam e a demissão de funcionários durante o fechamento do comércio devido a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o empresário Demóstenes Ribeiro, os manifestantes querem chamar a atenção do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina para que haja uma revisão da restrição do funcionamento do comércio. "A gente vem apelar para a sensibilidade do governador e do prefeito para que revejam a questão da restrição do funcionamento do comércio. Os danos já são enormes. Para se ter uma ideia, segundo dados do Sebrae de abril, das empresas que estão fechadas, 3,9% já não voltam mais a funcionar o que totaliza um número de 7 mil empresas que já estão de portas fechadas, por isso estamos aqui apelando para que eles revejam a restrição de funcionamento, pois é uma situação muito complicada para nós comerciários", disse Demóstenes.

O empresário destacou que pelo menos 160 academias correm o risco de não retornar as atividades no Piauí após o término da pandemia do novo coronavírus. "As academias já possuem um protocolo a ser seguido pela ACADE Brasil (Sociedade Brasileira de Academias). O seguimento vê com muita preocupação, pois das 585 academias que existem no Piauí, em torno de 35% já estão certas de não voltar, o que totaliza na faixa de 160 academias em todo o Piauí. A gente vê com muita preocupação essa situação, são muitos pais de família que não têm o que levar para dentro de casa. Queremos o fim dessa situação que se agrava cada dia mais", lamentou.

A empresária Liamara Alencar, proprietária de uma clínica de estética, disse que os comerciantes querem voltar a trabalhar, mas precisam de um apoio das autoridades. "O plano do governador foi o que pareceu mais viável até o momento, apesar de discordar de alguns pontos, nós vemos que pelo menos o governador está tentando manter um diálogo com os empresários, o que não estamos vendo com o prefeito, que está irredutível. Nós empresários estamos querendo voltar a trabalhar, mas não queremos voltar de qualquer jeito. Estamos precisando de um líder que nos oriente. Não estamos pensando apenas no dinheiro, estamos lutando pelo direito de voltar a trabalhar", ressaltou.

Plano de reabertura

O plano do Palácio de Karnak propõe um retorno de forma gradual, segmentada e regionalizada. Os setores das atividades comerciais foram classificados em Alto, Médio e Baixo impacto. Dessa forma, as primeiras atividades a serem liberadas são as de alto impacto e assim por diante.

Os setores que estão no grupo de alto impacto são as indústrias de transformação; construção, comércio; agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Os setores de Médio impacto são a administração pública, defesa e seguridade social; atividades administrativas e serviços complementares; educação; saúde humana e serviços sociais; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; transporte, armazenagem e correio; alojamento e alimentação; atividades profissionais, científicas e técnicas; informação e comunicação; outras atividades de serviços; atividades imobiliárias; eletricidade e gás. Já os de Baixo impacto são os relativos a artes, cultura, esporte e recreação; indústrias extrativas; água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; serviços domésticos; organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Valdeci Cavalcante aprova plano de reabertura do comércio de Wellington

Wellington Dias apresenta protocolo de reabertura do comércio

Empresários vão até casa de Firmino protestar pela reabertura do comércio

Wellington Dias apresenta minuta de protocolo para reabertura do comércio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.