Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FFP divulga tabela da fase de grupos do Campeonato Piauiense 2024

O início está marcado para o dia 13 de janeiro, com a 1ª rodada seguindo até o dia 14 e finalizada no 17.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) anunciou, nessa terça-feira (14), a tabela detalhada da fase de grupos do Campeonato Piauiense 2024. O torneio tem início marcado para o dia 13 (sábado) de janeiro, com a primeira rodada seguindo até o dia 14 (domingo) e sendo finalizada no dia 17 (quarta) do mesmo mês. Dois jogos simultâneos farão a abertura da competição.

No dia 13 de janeiro, River e Picos se enfrentam no estádio Lindolfo Monteiro, às 16h. No mesmo dia e horário, Corisabbá e Oeirense duelam no Tibério Nunes. No dia seguinte, é a vez de Parnahyba e Fluminense-PI no Pedro Alelaf, às 16h. Já no dia 17, o embate será entre 4 de Julho e Altos, na Arena Ytacoatiara, às 19h.

Foto: Federação de Futebol do PiauíTabela detalhada da fase de grupos do Campeonato Piauiense 2024
Tabela detalhada da fase de grupos do Campeonato Piauiense 2024

Como já apresentado anteriormente pela entidade, as oito equipes foram divididas em dois grupos. A divisão dos grupos foi feita de acordo com a posição na tabela de 2023, determinando a seguinte disposição:

Grupo A: River, Altos, 4 de Julho e Picos;

Grupo B: Fluminense-PI, Corisabbá, Oeirense e Parnahyba.

De acordo com a entidade, o novo formato visa se adequar ao calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, tem a expectativa de que a competição seja mais curta e que termine antes das competições nacionais.

Entenda o novo formato

Neste novo formato, durante a primeira fase as equipes de cada grupo jogam entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada equipe. Já na segunda fase, os clubes dos dois grupos se cruzam em jogos de ida e volta. Por exemplo: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto colocado do grupo B, e assim por diante.

Após estas duas fases, as quatro melhores equipes, ou seja, as que tiverem mais pontos, avançam para as semifinais da competição, com jogos de idade e volta. Os melhores seguem para a final, que também será decidida em duas partidas, em caso de empate o título vai ser decidido nos pênaltis.

Rebaixamento e vaga em competições nacionais

Os rebaixados vão ser decididos após a segunda fase, com as duas equipes que tiveram as piores campanhas entre os oito clubes que disputam a competição. Já o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Para a Copa do Nordeste, somente o campeão garante vaga.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.