Fechar
GP1

Parnaguá - Piauí

Tribunal de Justiça poderá deixar ex-prefeito Miguelão inelegível por 8 anos

O ex-gestor foi acusado de não cumprir os limites constitucionais relativos à educação no ano de 2008.

O Tribunal de Justiça do Piauí recebeu a apelação do ex-prefeito de Parnaguá, Miguel Omar Barreto Rissi, o conhecido “Miguelão”, onde pede a reforma da sentença que o condenou por improbidade administrativa.

Miguelão foi acusado de não cumprir os limites constitucionais relativos à educação no ano de 2008, motivo pelo qual o município de Parnaguá foi inscrito no Cadastro Único de Convênios (CAUC), o que impediu transferências de recursos federais para obras na municipalidade.

Foto: Reprodução/FacebookEx-prefeito Miguelão
Ex-prefeito Miguelão

De acordo com o artigo 212 da Constituição Federal, os municípios devem aplicar, anualmente, no mínimo 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino.

O ex-prefeito foi condenado em 2018 e caso a sentença seja confirmada estará inelegível por oito anos.

A apelação tramita na 4ª Câmara de Direito Público desde setembro deste ano e tem como relator o desembargador Francisco Gomes da Costa Neto.

Barrado em 2012

Miguelão foi impedido de disputar a Prefeitura de Parnaguá em 2012, sendo substituído pela filha, Ana Cecília Barreto, pelo fato de responder a 16 ações na Justiça Federal, à época, tendo sido considerado inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Outro lado

O ex-prefeito Miguelão não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.