Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Altos chega ao 7º técnico no comando da equipe em 365 dias

O Altos oficializou a demissão de Jerson Testoni nesta terça-feira (16), e isto tem se tornado um padrão.

Há exatamente um ano, o Altos demitia Francisco Diá e logo depois anunciava Fernando Tonet para comandar a equipe na sequência da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série C, com uma atuação sólida, que fez com que o clube escapasse do rebaixamento. Essa solidez veio quando a diretoria trouxe Fernando Tonet para o comando do time e deu a ele um ano de contrato. A expectativa era de que o clube se estabilizasse, hoje, porém, não é isto que vemos.

O mercado de técnicos no Brasil é, sem dúvidas, o setor de maior rotatividade dentro da máquina esportiva denominada futebol. Um treinador fica, em média, 5.8 meses em uma instituição. No Altos, 2022 foi o ano de diversas mudanças e 2023 segue na mesma direção após a demissão nesta terça-feira (16) de Jerson Testoni, à frente do clube por 11 jogos. O GP1 Esporte fez uma linha do tempo dos técnicos do Jacaré nas temporadas 2022/23.

Foto: Luís Júnior/ AA AltosEvandro Guimarães, técnico do Altos
Evandro Guimarães, técnico do Altos

Em 2022, o clube começou o ano com Evandro Guimarães, que esteve à frente do grupo por nove confrontos, todos no Campeonato Piauiense. A demissão do técnico aconteceu após a derrota diante do 4 de Julho, na Arena Ytacoatiara em 11 de fevereiro. Logo em seguida, Carlos Rabelo assumiu a equipe e por 18 jogos – envolvendo Campeonato Piauiense, Copa do Nordeste e Série C, esteve no comando com oito vitórias, seis empates e quatro derrotas. A demissão aconteceu logo na estreia no Brasileirão, na derrota por 3 a 1 diante do Botafogo-PB, em 10 de abril.

O ano se manteve repleto de reviravoltas e o Altos contratou Agnaldo Liz, demitindo-o após dois jogos, com duas semanas de trabalho, no dia 26 de abril e logo em seguida, contratou Francisco Diá, que resistiu durante 19 dias e seis jogos, inclusos aqueles da Copa do Brasil, contra o Flamengo.

Fernando Tonet foi demitido em fevereiro, após a derrota por 2 a 1 diante do Fluminense-PI, na 6ª rodada do Campeonato Piauiense. Em 2023, o clube teve duas vitórias, dois empates e três derrotas. Agora, após três meses e 11 jogos com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, Jerson Testoni também é demitido após uma pré-temporada e uma equipe refeita. O Altos segue os padrões do futebol brasileiro e coloca os resultados como fator crucial. Uma derrota, ou derrotas seguidas, são sinais de hecatombe na cúpula alviverde. O Altos precisa responder a si próprio qual seu projeto esportivo e tocá-lo caso queira subir divisões no futebol brasileiro. A compreensão de que o futebol é dinâmico e momentos instáveis podem acontecer, é um primeiro passo, para isso é necessário convicção.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Jerson Testoni na expectativa de disputar o campeonato da Série C
Jerson Testoni na expectativa de disputar o campeonato da Série C

O clube já anunciou Sérgio Santos para o comando da equipe, e o técnico deve estrear diante do Ypiranga, no sábado (20), quando o Jacaré fará seu segundo jogo em casa nesta Série C do Campeonato Brasileiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.