Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SINEPE realiza abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares de 2024

O evento aconteceu na quadra poliesportiva do Centro Universitário Uninovafapi, neste sábado (13).

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 12 Leandro Airton, presidente do SINEPE Leandro Airton, presidente do SINEPE
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 12 Thiago Parente Thiago Parente
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 12 Pedro Lombardi, diretor do Bright Be Pedro Lombardi, diretor do Bright Be
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 12 Francisco Brás, coordenador do evento Francisco Brás, coordenador do evento
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 12 Olimpíadas das Escolas Particulares 2024. Olimpíadas das Escolas Particulares 2024.
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 12 A solenidade de abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares A solenidade de abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 12 O evento é organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI) O evento é organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI)
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 12 Sinepe realiza abertura das Olimpíadas das Escolas Sinepe realiza abertura das Olimpíadas das Escolas
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 12 Familiares na abertura das Olimpíadas das Escolas Familiares na abertura das Olimpíadas das Escolas
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 12 Solenidade aconteceu neste sábado Solenidade aconteceu neste sábado
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 12 Olimpíadas das Escolas Particulares em Teresina Olimpíadas das Escolas Particulares em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 12 Bright Bee vai participar das Olimpíadas Bright Bee vai participar das Olimpíadas

Foi realizada, na manhã deste sábado (13), a abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares – Edição 2024. O evento aconteceu na quadra poliesportiva do Centro Universitário Uninovafapi, na zona leste de Teresina. Os jogos coletivos terão início no próximo dia 22 de abril nos ginásios poliesportivos das instituições de ensino filiadas.

Em entrevista ao GP1, Leonardo Airton, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (SINEPE), organizador do evento, falou sobre o número de participantes da edição deste ano. “Foram aí meses de preparação para esse momento e a resposta da rede particular de ensino foi a melhor possível. Hoje, nós temos um recorde de inscritos, são 42 das escolas com mais de 5 mil atletas”, afirmou.

“Então, isso não é só um marco, mas também uma força da rede particular que mostra união e coesão para duas coisas muito importantes, educação e esporte, e agora estamos celebrando isso com a abertura dos jogos, que deixarão marcas na história do SINEPE, que esse ano faz 40 anos. Isso só mostra a força e a união do nosso grupo”, completou Leonardo Airton.

Modalidades

Conforme o presidente do SINEPE, serão 18 modalidades com algumas novidades. “Nós colocamos o beach tennis, que é um esporte que está muito em voga, mas temos o xadrez também, jogos coletivos, isso tudo dá ao aluno que pertence à rede particular um momento também de interagir socialmente e é isso que nós queremos”, pontuou Leonardo Airton.

Coordenador das Olimpíadas

O professor Francisco Brás, coordenador das Olimpíadas e vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), ressaltou que o evento é em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Piauí (FEEPI) e que a cada ano o número de escolas participantes aumentam.

“Eu acredito que os alunos procuram os diretores, os pais cobram, veem as outras escolas participando, veem os coleguinhas participando, e assim a gente está conseguindo mais escolas para participar da competição, que é uma seletiva para os JEPs, Jogo Escolar Piauiense, que classifica para o Jogo Escolar da Juventude, pelo COB, e para o Jogo Escolar Brasileiro, realizado pela CBDE”, declarou Francisco Brás.

“Um dos pilares da CBDE é a alegria das crianças, quanto mais crianças se divertem, quanto mais crianças participam, ajuda na formação integral do cidadão. E eu acredito que toda a estrutura esportiva do Brasil trabalha não só para formar o atleta, mas para formar o cidadão também, e esse é o nosso objetivo, além do objetivo esportivo, que é colocar crianças para se divertirem”, enfatizou o professor.

Bright Bee School

Uma das escolas participantes é a Bright Bee School que foi representada no evento por Pedro Lombardi, diretor de Esportes da escola. Ele falou da importância da integração entre as escolas, incluindo as que não são de Teresina.

“É importante falar realmente dessa integração de todas as escolas particulares de Teresina e de algumas também de fora da cidade, como é a escola de União que está participando. É muito importante esse momento que a gente tem fora do mundo acadêmico, que é vivenciar também o esporte como um todo, a parte da disciplina, resiliência, as frustrações, a disciplina de cada aluno, dedicação de cada um a sua modalidade e o respeito. Eu acho que são valores e são pontos muito positivos que nós como professores, como educadores, nós temos a obrigação de proporcionar isso para os nossos alunos”, concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.