Fechar
GP1

Política

Alexandre de Moraes mantém mandado de prisão preventiva de Zé Trovão

O ministro do STF afirmou que o influenciador não deseja cooperar com a Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira, 21, o pedido de revogação do mandado de prisão preventiva de Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão.

Horas antes da decisão, em grupos circulavam notícias falsas de que o ministro Moraes teria encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de revogação do mandado de prisão de Zé Trovão. Na despacho, o magistrado diz que o influenciador “tenta burlar a aplicação da lei penal”.

O influenciador digital está foragido desde o dia 3 de setembro, data em que foi expedida a decisão de Moraes. Atualmente, Zé Trovão se esconde no México em busca de “asilo político”. Ele diz ser vítima de perseguição política do ministro do Supremo.

Dias antes das manifestações de 7 de setembro, Zé Trovão orientou apoiadores do presidente Bolsonaro a “invadir Brasília” e assumiu que continuaria em fuga no México. No despacho de manutenção da prisão preventiva, Moraes afirmou que a jurisprudência do Supremo é pacífica ao compreender a fuga do local em que o crime foi cometido como fundamento justo para a manutenção da prisão preventiva. “Depois do 7 de setembro eu até posso me entregar, mas antes disso não”, disse o influenciador bolsonarista.

“A prisão, no entanto, não foi efetivada até o presente momento, pois, conforme amplamente noticiado, o investigado evadiu-se do território nacional, fato por ele admitido, firmando esconderijo no México, após transitar pelo Panamá, de onde continuou a publicar vídeos incentivando atos violentos de protesto e a ofender a instituição do Supremo Tribunal Federal, revelando seu completo desprezo pelo Poder Judiciário”, escreveu Moraes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.