O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou uma reunião no Palácio da Alvorada convocando todos os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro, agendado para as 19h desta quinta-feira (31), visa demonstrar unidade institucional diante de recentes sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
Nessa quarta-feira (30), Roberto Barroso, presidente do STF, que também faz parte da articulação do convite de Lula, discutiu a reação do país às medidas dos EUA. Apesar de Barroso ter comunicado os demais ministros ainda na noite de quarta-feira, nem todos confirmaram a presença por causa de viagens fora de Brasília.
Sem pressões externas
A reunião busca demonstrar a coletividade dos ministros e do presidente, evidenciando coesão entre os Poderes e reforçando o discurso de defesa da soberania nacional. Com o objetivo de fortalecer a imagem do governo diante da opinião pública e responder às ações internacionais.
Além da aplicação, pelo Departamento do Tesouro dos EUA, da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, que o impede de manter relações econômicas ou financeiras com entes ligados aos EUA, o governo brasileiro também pensa na sanção norte-americanas da tarifa de 50% sobre mais da metade das exportações brasileiras para os EUA, válida a partir de 6 de agosto.
Os dois, Lula e Barroso pretendem sinalizar que o país não aceitará pressões externas, especialmente sobre o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe em 2022 para impedir a posse de Lula em 2023. O republicano tem criticado o Judiciário brasileiro, particularmente Alexandre de Moraes, por suposta restrição à liberdade de expressão ao bloquear perfis em redes sociais.
Alice Gabrielly
Ver todos os comentários | 0 |