Fechar
GP1

Santos - São Paulo

Há 60 anos time do Santos conquistava seu primeiro título brasileiro

A partida contra o Bahia foi marcada pela vitória por 5 a 1, na Vila Belmiro e marca o primeiro título.

Os anos 1960 foram os mais marcantes para o Santos Futebol Clube. Foi o Santos de Pelé, o bicampeão mundial. Também foi o Santos de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. O Peixe do técnico Lula e do eterno capitão Zito.

Essa segunda-feira (27) marca dois acontecimentos na história santista: há 60 anos o Peixe conquistava seu primeiro título brasileiro, a antiga Taça Brasil, contra o Bahia. A história sobre o que veio após essa conquista é sabida. Também nesta segunda-feira, o ídolo Dorval, que faleceu no domingo (26), aos 86 anos, teve sua cerimônia de sepultamento.

Foto: Twitter/ASSOPHISEm 1961, o Santos conquistou seu primeiro título brasileiro após derrotar o Bahia por 5 a 1.
Em 1961, o Santos conquistou seu primeiro título brasileiro após derrotar o Bahia por 5 a 1.

Em cinco jogos, o Alvinegro Praiano teve 3 vitórias, um empate e uma derrota durante sua campanha. Por ter sido campeão paulista no ano anterior, a equipe já chegou à competição garantido nas semifinais.

O jogo

O Peixe chegou às finais após derrotar o América do Rio de Janeiro e a equipe do Ataque dos Sonhos precisou de três partidas para eliminar os cariocas. Após um 6 a 2 na Vila Belmiro, a derrota por 1 a 0 no Rio deu ao Santos a oportunidade de mostrar que time era aquele: jogo decisivo, Santos 6 x 1 América.

O confronto final seria contra o Bahia, que já havia derrotado o Peixe dois anos antes. Na Fonte Nova, o Tricolor de Aço e o Peixe empataram em 1 a 1, com gol de Coutinho. O retorno seria no Alçapão santista, o Estádio Urbano Caldeira. Assista a partida aqui.

Foto: Twitter/Santos Futebol ClubeSantos Futebol Clube.
Santos Futebol Clube.

Na Vila Belmiro, a história foi outra: diante de 18.662 torcedores, de acordo com a Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos Futebol Clube (ASSOPHIS) – responsável por retomar e resguardar registros históricos do clube – a partida permaneceu 0 a 0 até os 26 minutos da primeira etapa.

O marcador foi aberto, após rápida troca de passes entre Pepe e Coutinho, que encontrou Pelé livre, para chutar no canto esquerdo. A porteira foi aberta e, em 4 minutos, Pelé (2x) e Coutinho abriram 4 a 0 para o Peixe. Os gols saíram aos 30’, 31’ e 33’ minutos.

Foto: Reprodução/TwitterO Ataque dos Sonhos foi responsável pela história vitoriosa do Santos.
O Ataque dos Sonhos foi responsável pela história vitoriosa do Santos.

Na segunda etapa, Coutinho marcou mais um aos 16’, após jogada com Pelé. Florisvaldo foi quem descontou para o Tricolor de Aço, aos 44 do segundo tempo, sem chances para o clube soteropolitano.

O Santos foi à campo com a seguinte escalação para o primeiro dos seus oito títulos nacionais: Laércio, Lima, Mauro e Dalmo, Zito e Calvet, Dorval, Tite, Coutinho, Pelé e Pepe.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.