Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Tensão e Terror na UPA do Renascença de Teresina


Há cinco dias, numa noite chuvosa, a porta de vidro de entrada da Unidade de Pronto Atendimento em Saúde do bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, foi destruída por dois homens que saíram “no tapa” sem que ninguém pudesse contê-los em meio aos demais pacientes. Mães com criança de colo e até idosos tiveram que sair correndo.

Aterrorizados, enfermeiros e médicos se esconderam dentro dos consultórios no momento da briga. Submetidos a uma exaustiva carga de trabalho e estresse por causa de ameaças e xingamentos que recebem, os funcionários temem que uma tragédia possa acontecer a qualquer momento na sala de acolhimento.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UPA do RenascençaUPA do Renascença

A carga recaiu sobre os funcionários da UPA do Renascença, que não receberam reforço algum e estão tendo que trabalhar em regime de alta tensão, mais ainda com o aumento de pacientes advindos do interior do estado, após a interdição do hospital do bairro Dirceu para reforma.

Tem dia que servidores caem no choro com sintomas de depressão e outros solicitam troca de plantão para aliviar suas situações de estresse. O caso necessita de atenção do Ministério Público Estadual (MP-PI) e de uma Comissão Especial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para investigar porque a Prefeitura de Teresina ainda não tomou as providências sobre esse cenário de guerra no setor de saúde da Capital.

EXCLUSIVAS

Sem surpresa

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito de Barras, Carlos MontePrefeito de Barras, Carlos Monte

Não foi surpresa para os barrenses o rompimento da vice-prefeita Cynara Lages com o prefeito Carlos Monte. Sabia-se nos bastidores que ela já atuava como oposição ao gestor com influência na Secretaria de Saúde e outros setores.

Já estava lá

Em janeiro deste ano, por exemplo, Cynara participou da pomposa festa de aniversário do “Capote”, ex-prefeito e adversário político de Carlos Monte, onde foi fotografada dando um carinhoso abraço naquele que tanto criticou nos palanques.

O caminho

Numa contradição que só a política é capaz de produzir, Cynara poderá estar no próximo ano no mesmo palanque que Manim Rêgo, Edílson Capote, Elias França, Chico Marques, dentre outros que eram seus ferrenhos “adversários”.

PF no Piauí

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoJair BolsonaroJair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a convocação de mil policiais federais aprovados no último concurso público. O Piauí é um dos estados que receberá reforço para, segundo o próprio presidente, ajudar no combate à bandidagem.

Da mesma cabaça

Há três grupos políticos supostamente formados para as eleições de 2020 na cidade de Nossa Senhora dos Remédios do Piauí. Chama atenção o fato de a grande maioria dos personagens já ter bebido da água da cabaça do saudoso ex-prefeito Francisco Brito, o Tintim, que faleceu em 2016.

Escalação para o jogo

As brigas nos bastidores ainda nem começaram para valer, mas já tem gente sondando retornar para o velho ninho. Outros formam grandes “times”, onde falta um bom artilheiro para fazer gols e conquistar a torcida remediense. A arena será em Teresina.

Menino poderoso

Em um dos grupos quem manda é o jovem médico José Fernando de Brito, filho de Tintim.

Dizem que manda até na prefeitura.

Sem porteiras

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Senador Ciro NogueiraSenador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira se colocou no papel de assessor de Jair Bolsonaro para comunicar a vinda do presidente ao Piauí para participar da procissão de Santa Cruz dos Milagres.

Histórico governista, Ciro acaba derrubando essas porteiras.

Fonte oficiosa

Até agora, apenas Ciro Nogueira confirmou a informação divulgada como troféu no Piauí. Nada oficial.

Cabaré da Custódia

Como será que andam as investigações sobre o transporte na calada da noite de um rico detento para ter relações com uma companheira nos queixos das autoridades de Justiça do Piauí?

Como sempre

É preciso esclarecimentos à população e punição aos responsáveis pelo cinematográfico caso de repercussão nacional. Nessas situações, geralmente, a corda quebra sempre para o lado considerado mais fraco, sendo, neste, os agentes que denunciaram.

Semana Santa

Começou o período de descanso e reflexão religiosa sobre as ações do ser humano na terra, conforme prega a igreja sobre a vida de Jesus Cristo. Tem gente poderosa que precisa mesmo desse tempo para abrir os olhos.

A experiência de Themístocles

  • Foto: Helio Alef/GP1Presidente da Alepi, Themístocles FilhoPresidente da Alepi, Themístocles Filho

Discreto, sem muito barulho, o presidente da Assembleia, Themístocles Filho, articula mais na frente o lançamento de uma candidatura de impacto à Prefeitura de Teresina.

Empresários terão candidato

Empresários do setor da construção civil articulam o lançamento de um nome da classe para encabeçar ou mesmo fazer parte de uma chapa que dispute com chances a Prefeitura de Teresina.

Decepcionados

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ex-senador João Vicente Claudino Ex-senador João Vicente Claudino

Alguns empresários piauienses dificilmente apoiarão uma eventual candidatura de João Vicente Claudino à prefeitura da Capital.

Ficaram decepcionados com o recuo de João Vicente na candidatura para governador em 2018.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.