Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Idosos são excluídos do grupo prioritário e não serão vacinados na 1ª fase em Teresina

Por outro lado, o signatário deste blog obteve informações que algumas vacinas estão sendo destinadas para jovens estudantes de Enfermagem.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as doses da primeira fase de vacinação da covid-19 em Teresina, que chegaram ontem (18), seriam destinadas aos profissionais de saúde da rede pública e privada, que atuam em áreas COVID; idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais que atuam em asilos. O que não é verdade! O signatário deste blog recebeu informação que as 11 mil doses destinadas a Teresina não serão suficientes para imunizar este "grupo prioritário".

Ocorre que, algumas vacinas estão sendo destinadas para pessoas que estão fora deste grupo, como é o caso de estudantes de Enfermagem. O blog obteve informação que jovens estudantes já foram avisados que serão imunizados nas próximas horas. Sendo que estes, nem sequer atuam ainda em hospitais.

Enquanto isso, os idosos, por exemplo, que estão há quase um ano trancafiados dentro de casa por serem mais vulneráveis à doença, estão sendo deixados de lado e não há sequer uma previsão para que eles sejam imunizados.

O signatário deste blog recebeu informações que idosos de mais de 70 anos procuraram a direção da FMS para saber a data de vacinação e tiveram como resposta que estes não seriam vacinados na primeira etapa e que não há previsão para a imunização. 

A Fundação Municipal de Saúde deve ser mais clara quanto às informações sobre a campanha de vacinação. A população padece de esclarecimentos sobre a campanha. Quando cada grupo será imunizado? Quais os critérios utilizados pela FMS que justifiquem a vacinação de estudantes?

Enquanto a população espera um posicionamento da FMS, idosos e pessoas que realmente pertencem ao grupo de risco lotam hospitais e continuam morrendo em decorrência da doença.

É importante destacar que 77% das pessoas que morreram por covid-19 no estado do Piauí eram idosos.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.