Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias cobra da Anvisa validação de vacinas contra covid-19

Segundo Wellington Dias, o país está atrasado em relação à vacinação contra a Covid-19, enquanto outros países já iniciaram imunização.

O governador do Piauí Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e por meio do Fórum dos Governadores, cobrou nesta terça-feira (29), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a validação das vacinas contra a Covid-19 já aprovadas pelas agências reguladoras em outros países.

O chefe do Palácio de Karnak também reivindicou ao Governo Federal a criação de um cronograma de vacinação o mais rápido possível. Segundo Wellington Dias, o país está atrasado em relação à vacinação contra a Covid-19, enquanto outros países já iniciaram imunização.

Foto: Alef Leão/ GP1Wellington Dias
Wellington Dias

“O Brasil está muito atrasado em relação às vacinas e é por isso que temos que colocar como a prioridade número um. Se já há vacinas no Brasil, algo em torno de 10 milhões de doses até o final deste ano, podemos chegar a 25 milhões de doses até o dia 21 de janeiro. Como explicar que já haja vacina sendo aplicada na Argentina, Chile, México, nos Estados Unidos, na Europa, em tantos países, e não temos vacina no Brasil? Isso não é razoável”, afirmou Wellington Dias.

Ofício enviado à Anvisa

O Fórum dos Governadores enviou um ofício à Anvisa cobrando a validação, especialmente daquelas vacinas que já foram aprovadas por agências reguladoras reconhecidas, o que garante, por exemplo, que vacinas que já estão no país, como a Coronavac e AstraZeneca, possam ser aplicadas.

“Estamos falando em salvar vidas, por essa razão, por meio do Fórum dos Governadores, estamos cobrando vacina já. Queremos que a Anvisa, de ofício, possa analisar e apreciar o processo adotado por essas outras agências reguladoras e que possa adotar também no Brasil com a validação, além de agilizar os outros processos já em tramitação”, ressaltou.

Política de vacina

O governador também pressionou o Governo Federal sobre a política de vacina no Brasil, como a criação de um cronograma de imunização e uma data para a qualificação dos profissionais de saúde.

“Estamos cobrando que se tenha um cronograma para a política de vacina no Brasil, para o Plano Nacional de Imunização. Quando vamos ter a qualificação? A previsão era de que fosse agora após o Natal, não foi. Vai ser mesmo na primeira semana de janeiro? Qual a data? Temos que mobilizar todos os municípios brasileiros para fazer essa formação de profissionais que vão trabalhar com a vacinação. E qual é o cronograma em relação à vacina? Claro que queremos segurança, queremos a garantia de eficácia, mas também queremos agilidade. Se temos vacinas aqui no Brasil prontas para uso, por que não temos um cronograma para o início da vacinação? Outros países já começaram a protege aquela parte mais vulnerável da população. Isso requer um cronograma. Não é razoável que o mundo inteiro já tenha começado e um país como o Brasil não ter vacinação”, ponderou o governador do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.