Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Ministério da Saúde libera R$ 8 milhões para habilitação de leitos de UTI no Piauí

Com a decisão, onze hospitais distribuídos em todas as regiões do Estado irão receber recurso para a manutenção desses leitos.

O então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou portaria liberando R$ 8.592.000,00 milhões para a habilitação de 179 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes com covid-19 no estado do Piauí.

O documento foi assinado nessa sexta-feira (19) e publicado no Diário Oficial da União. Onze hospitais distribuídos em todas as regiões do Estado irão receber recurso para a manutenção desses leitos.

Foto: Ascom/SesapiLeitos de UTI
Leitos de UTI

Conforme a portaria do Ministério da Saúde, a medida foi tomada após decisão proferida pela ministra Rosa Weber, na Ação Civil Originária (ACO) nº 3478, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), que versa sobre habilitação/autorização de leitos de UTI covid-19 no Estado do Piauí.

Os hospitais piauienses beneficiados com a portaria foram: Hospital Regional de Bom Jesus, Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras, Hospital Regional Chagas Rodrigues – Piripiri, Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella – Teresina, Maternidade Dona Evangelina Rosa – Teresina, Hospital da Polícia Militar do Piauí – Teresina, Hospital Getúlio Vargas – Teresina, Hospital Universitário da UFPI-PI – Teresina.

Entenda o caso

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Ministério da Saúde, após ação impetrada através da Procuradoria Geral do Estado, reativasse 278 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí destinado a pacientes com covid-19.

A decisão, em caráter liminar, ocorreu no dia 04 de março, dois dias após a ação da PGE ser ajuizada. Hoje, o Piauí conta hoje com 319 leitos de UTI para covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgados nessa sexta-feira (19).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.