Fechar
GP1

Esportes

CBF divulga adversários de times piauienses na Série D 2017

Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

A CBF divulgou na noite desta quinta-feira (09) a tabela básica do Campeonato Brasileiro Série D 2017. Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O três representantes do estado, River, Altos e Parnahyba conheceram seus adversários e primeiros confrontos.

O River, que foi vice-campeão do torneio em 2015, volta à Série D após o rebaixamento no ano passado.  O Galo enfrenta na primeira fase o Uniclinic, Maranhão e Potiguar-RN. Já o Parnahyba enfrenta o Globo-RN, América-PE e Guarani-CE. E o Altos encara as equipes do Cordino-MA, Santos-AP e o Tocantins.

  • Foto: Facebook/Esporte Clube Flamengo / PIRiver e Flamengo-PI no Lindolfo MonteiroRiver enfrenta Uniclinic, Maranhão e Potiguar-RN.

Warton Lacerda, presidente do Altos, ressalta que o conhecimento prévio dos adversários garante uma vantagem competitiva. “Nós nos preparamos desde a pré-temporada em dezembro para enfrentar todo esse calendário que tem o Campeonato Piauiense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D. Então, o time já está pronto esperando a tabela sair para que a gente consiga trabalhar em cima dos nossos prováveis adversários e buscar o acesso”, declarou o presidente.

  • Foto: Facebook/AltosAltosAltos joga com Cordino-MA, Santos-AP e Tocantins.

A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio. A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes.  A CBF apoia todas os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações. Confira neste link a tabela da Série D divulgada pela CBF.

Modelo de disputa

A quantidade de vagas por estado foi definida por meio de critérios técnicos, de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) 2017: quatro vagas para a federação melhor colocada, três vagas para as federações que ocupam entre a segunda e a nona posição e duas vagas para as demais; completam a lista os quatro clubes rebaixados na Série C em 2016.  

O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.