Fechar
GP1

Esportes

Vasco e América-MG podem se tornar Sociedade Anônima de Futebol

Os clubes tem recebido sondagem das empresas 777 Partners e DaGrossa Capital, ambas dos Estados Unidos.

Após a aprovação da Lei da SAF (Sociedade Anônima de Futebol), no Brasil, clubes tem procurado investidores para mudar o status dos clubes. Foi assim com o Cruzeiro, que teve 90% de suas ações adquiridas por Ronaldo ‘Fenômeno’ Nazário e, recentemente, o investidor John Textor, adquiriu os direitos do Botafogo e deve investir 300 milhões de dólares no alvinegro carioca.

Pioneiro no assunto aqui no Brasil, o América-MG continua à procura de um investidor. É o que informa a Revista Oeste. De acordo com o periódico, além do Coelho, o Vasco da Gama tem recebido sondagens das empresas 777 Partners e DaGRossa Capital. Os dirigentes de ambos os fundos têm procurado os cartolas dos times brasileiros para torna-los clubes-empresas.

No Brasil, clubes de futebol são entidades sem fins lucrativos e têm procurado novas formas de administrar. As equipes, acumulam grande número de torcedores e também grandes dívidas e, as potenciais vendas ocorrem quando investidores privados enxergam nas equipes uma forma de modernizar suas finanças.

Entenda a SAF

A SAF foi aprovada enquanto lei no Brasil em agosto de 2021, através da Lei nº 14.193/2021. Com a mudança dos clubes de associação sem fins lucrativos para sociedades anônimas, o time se torna uma empresa, é comandada por um – ou mais – donos e não mais através de um regime presidencialista, cujo mandatário é eleito através dos votos dos associados.

No Brasil, além de Vasco da Gama, América-MG, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá e Red Bull Bragantino, Coritiba, Athletico Paranaense e Chapecoense avaliam essa nova forma de administrar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.