Fechar
GP1

Esportes

Na pré-Copa do Nordeste, Altos encara Jacuipense dia 05 de janeiro

Os confrontos da fase preliminar foram definidos via RNC. Piauienses farão o confronto no Eliel Martins.

Martelo batido para a Copa do Nordeste. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou toda a formatação da competição para a temporada 2023, inclusive os times que se enfrentarão na pré-Copa do Nordeste, entre eles o Altos. Como publicou o GP1 Esporte, a equipe piauiense encara a Jacuipense.

Permeada de mudanças, a principal delas a diminuição das datas do confronto preliminar, que passaram de 2 para 3 devido ao calendário mais enxuto, devido a Copa do Mundo, a Copa do Nordeste. O Altos deve encarar a equipe baiano em jogo único, no dia 5 de janeiro. Uma posição atrás do adversário no Ranking Nacional de Clubes, o Altos fará o jogo fora de casa.

Foto: Kelly Pereira/AGIFTaça da Copa do Nordeste
Taça da Copa do Nordeste

A pré-Copa terá apenas 16 clubes nesta temporada, diferente dos 24 que nos acostumamos a ver. Destes, quatro integrarão o grupo da competição, fechando os 16 formados por Fortaleza, CRB, Sampaio Corrêa, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe, Atlético-BA, Fluminense-PI, Ceará, Bahia e Sport. Esta distribuição se dá, pois, nove vagas foram destinadas aos campeões estaduais e as federações melhor colocadas no Ranking Nacional de Federações ganharam uma vaga cada. Ceará, Bahia e Pernambuco ocupam este posto.

Além do Jacaré, formam a pré-Copa outros 15 clubes, 9 definidos por sua posição no Ranking Nacional de Clubes, como estava disposto no estatuto e outros sete destinados à federações melhor ranqueadas. Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa formam o grupo dos 16.

Havia uma esperança de que o Parnahyba (vice-campeão estadual) e 4 de Julho (via RNC) estivessem na competição. Isto não pôde acontecer devido à posição da Federação de Futebol do Piauí (FFP) no ranking nacional.

Foto: DivulgaçãoTabela dos confrontos Pré-Copa do Nordeste distribuídos via RNC
Tabela dos confrontos Pré-Copa do Nordeste distribuídos via RNC

Se avançar, o Jacaré pega o vencedor do confronto entre Vitória e Cordino. Aqui, o Altos ganha a possibilidade de fazer o confronto em casa, caso o Vitória não passe. O confronto da segunda fase acontece no dia 8 de janeiro.

Com início previsto para o dia 22 de janeiro, a Copa do Nordeste terá 12 datas destinadas para os confrontos e deve seguir até o dia 3 de mais. Segundo a CBF, nenhuma das datas deve chocar com o calendário dos Campeonatos Estaduais. O sorteio dos Grupos do torneio deve acontecer no dia 10 de novembro, após as eliminatórias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.