Fechar
GP1

Esportes

Pelé 83 anos: entre o "tesouro nacional" e a constelação

Aquele que levou o nome do Brasil, do Santos e do futebol brasileiro aos quatros cantos do mundo.

Em um mesmo 23 de outubro, mas em 1940, nascia aquele que se tornaria o símbolo maior e o sinônimo de excelência quando se pensa no futebol brasileiro: há 83 anos, na pequena Três Corações, nascia Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Sem a presença física do Rei pela primeira vez para que fosse devidamente homenageado, Pelé assiste dos céus – ou qualquer parte que você consiga perceber ou interpretar como um plano fora desta realidade – o Santos, demais clubes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prestaram sua homenagem ao símbolo. Tri-campeão do Mundo com a Seleção, bi-campeão Mundial com o Santos, Pelé se tornou muito mais do que a figura do atleta. Sua presença e dominação dos fundamentos do futebol fizeram com que seu nome se tornasse sinônimo de excelência após campanha.

Foto: Reprodução/TwitterPelé admirando a taça da Copa do Mundo de 1958
Pelé admirando a taça da Copa do Mundo de 1958

Entre guerras paradas e visitas de autoridades para conhecê-lo, Pelé já foi considerado “tesouro nacional” pelo presidente Jânio Quadros que endereçou uma circular com a ordem que o Rei não viajasse com o Santos para o Torneio de Paris em 1961 devido ao “assédio exterior”. Veja bilhete do Acervo do Arquivo Público Mineiro.

Foto: Reprodução/Arquivo Público MineiroJânio Quadros expede ordem para que Pelé não viaje
Jânio Quadros expede ordem para que Pelé não viaje

Infelizmente, o Rei partiu sem ter conseguido mostrar suas habilidades nos gramados do futebol piauiense, isto porque o então governador Alberto Silva não aceitou a sugestão santista de remarcar o confronto ao saber que Pelé estava lesionado e não pôde comparecer a inauguração do estádio Albertão, em 1971.

Agora na memória, Pelé se eterniza em constelação, admiração e símbolo daquele que levou o nome do Brasil para todos os cantos do mundo. Parabéns ao maior brasileiro de todos os tempos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.