Fechar
GP1

Esportes

UEFA anuncia novo formato e mudanças na Champions League para 2024/25

O novo modelo conta com a extinção da fase de grupos e o aumento de equipes participantes.

Fim da fase de grupos e aumento no número de clubes participantes. Essas são as principais mudanças da UEFA Champions League para a temporada 2024/2025, anunciadas pela entidade nesta segunda-feira (04). O novo formato já havia sido aprovado pela UEFA em 2022 e será implementado na próxima temporada.

Atualmente, a Champions League conta com uma fase de grupos, onde os 32 times são divididos em 8 grupos. Agora, com o novo formato, a fase de grupos será extinta e o formato de liga, com pontos corridos, será instaurado. As 36 equipes serão divididas em 4 potes, com cada uma enfrentando dois times de cada pote.

Foto: Reprodução/TwitterChampions League tem times definidos para a temporada 2024-23
Champions League

As divisões dos potes serão feitas de acordo com os critérios específicos estabelecidos pela UEFA, que ainda não foram divulgados. Cada participante enfrentará duas equipes de cada pote, com 4 jogos sendo em casa e 4 fora, totalizando 8 partidas. Se classificam diretamente para as oitavas de final os oito melhores colocados.

As equipes que ficarem entre a 9ª e a 24ª posição vão disputar os playoffs, que valem as oito vagas restantes para as oitavas de final. Os clubes que ficarem entre a 25ª e a 36ª colocação já estão fora da Champions League. Com as oitavas de final formadas, a competição seguirá com o mesmo formato mata-mata já estabelecido, com jogos de ida e volta e final com partida única.

Como funcionará as classificação para as vagas extras

As 32 equipes continuarão se classificando diretamente pelas ligas nacionais, como já é feito. Agora, as outras 4 vagas remanescentes terão especificações para garantir vaga na primeira fase da Champions League.

Uma vaga ficará para o clube que terminar em 3º lugar na federação que ocupar a 5ª posição no ranking de coeficiente de clubes da UEFA. Outra vaga será para um campeão nacional, ampliando o número que antes era de quatro para cinco. As últimas duas vagas serão para as federações com melhor desempenho coletivo dos clubes, de acordo com a temporada anterior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.