Fechar
GP1

Esportes

Superior Tribunal de Justiça Desportiva marca julgamento de Bruno Henrique

Bruno Henrique assumiu o posto de capitão do Flamengo após a saída do ex-volante Gerson.

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, já tem data marcada para ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O processo, que apura suspeita de manipulação de partida, entra na pauta do dia 4 de setembro. Com isso, o último jogo dele antes do julgamento será contra o Grêmio, no Maracanã, no domingo anterior.

Bruno Henrique será julgado em primeira instância pela Primeira Comissão Disciplinar do STJD e pode ser punido com até dois anos de suspensão, além de multa. Ele foi denunciado pelos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam de atuação prejudicial à equipe e de violação da ética desportiva para influenciar resultados de partidas.

Foto: Reprodução / InstagramBruno Henrique não joga contra o Fluminense pelo primeiro jogo da final do Carioca
Bruno Henrique

Além de Bruno Henrique, o STJD julgará Wander Nunes, irmão do atacante, e outros envolvidos apontados como apostadores: Claudinei Mosquete Bassan, Andryl Sales Nascimento e Douglas Ribeiro Barcelos. O jogador alega inocência. Bruno Henrique assumiu o posto de capitão do Flamengo após a saída de Gerson.

Artigos que motivaram a denúncia

O artigo 243 prevê punição de 360 a 720 dias de suspensão caso haja atuação prejudicial à equipe com vantagem financeira. Já o 243-A prevê suspensão de 12 a 24 partidas quando o atleta age contra a ética desportiva para influenciar resultados.

Investigação e denúncias

Bruno Henrique foi denunciado após relatório de monitoramento do mercado de apostas indicar movimentação incomum relacionada ao cartão amarelo que recebeu na partida entre Flamengo e Santos, em 1º de novembro de 2023. O caso também motivou investigação da Polícia Federal, e ele já é réu na Justiça do Distrito Federal, enquadrado no artigo 200 da Lei Geral do Esporte, que prevê pena de dois a seis anos de prisão, além de multa, por fraudar resultados esportivos.

Provas e mensagens

As investigações do STJD contam com conversas de WhatsApp entre Bruno Henrique e seu irmão Wander Nunes. Em uma mensagem enviada em 9 de dezembro, Wander relata que apostou R$ 3 mil com expectativa de ganhar R$ 12 mil, mencionando a orientação do irmão sobre o cartão. No dia seguinte, Bruno Henrique respondeu que iria analisar a situação e enviou um comprovante bancário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.