Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Jovens realizam réplica da Copa para ajudar famílias carentes em Teresina

Intitulado Cofalu World Cup 2023, o evento virou tradição no bairro Santa Maria da Codipi em Teresina.

A Copa do Mundo no Catar acabou, mas em Teresina o clima do campeonato continua. De 7 a 14 de janeiro o bairro Santa Maria da Codipi será palco de um dos eventos mais esperados da região, a Cofalu World Cup 2023, o sexto campeonato de futsal beneficente organizado por jovens do bairro apaixonados pelo esporte. Ao todo, serão 20 seleções em quadra, quatro femininas e 16 masculinas, com mais de 200 atletas, jovens a partir de 17 anos.

Os uniformes, a bola, a taça e a estrutura dos jogos seguem à risca todos os detalhes do mundial e é um dos grandes atrativos do evento, que solicita a doação de 1kg de alimento para assistir aos jogos. A meta é ultrapassar a quantidade de alimentos arrecadados no último campeonato, duas toneladas.

Foto: Divulgação/ASCOMTime campeão da edição da Champions League
Time campeão da edição da Champions League

O jovem Weslley Ramon Santos, que compõe a Comissão Organizadora, explica que o evento é fruto do sonho de um grupo de amigos apaixonados por futebol que aliaram o esporte à solidariedade frente às dificuldades que muitas famílias carentes da região enfrentam. Em 2017 eles fizeram o primeiro campeonato em formato de Copa do Mundo e, desde então, vêm aprimorando os eventos.

“Começamos em 2017 de forma amadora, melhoramos em cada edição e hoje organizamos tudo de forma profissional, com apoio de grandes patrocinadores. Já fizemos duas Copas do Mundo, essa é a terceira, mas também tivemos três edições da Champions League, que foi um grande sucesso. Depois de dois anos sem campeonato em virtude da pandemia, estamos muito ansiosos para realizar a Cofalu World Cup 2023”, destaca Weslley.

O último campeonato contou com um público de mais de 400 pessoas por dia e ajudou cerca de 100 famílias da região com cestas básicas. O atleta Leandro Santos, que fez dois gols pelo Paris Saint-Germain na final da última edição da Champions League frisa o quanto o campeonato significa para toda a comunidade.

Foto: Divulgação/ASCOMUm dos times femininos que partcipou da competição
Um dos times femininos que partcipou da competição

“É uma emoção muito grande! A Comissão Organizadora faz de tudo para que a gente realmente se sinta no campeonato original. A torcida vai às alturas, o calor do momento envolve todos os atletas e a comunidade inteira vibra com o projeto que foi criado único e exclusivamente para proporcionar lazer, valorizar o esporte e ajudar nossa comunidade”, ressalta.

A jovem Milena Santos, que vai jogar pela seleção da França, destaca a importância da inclusão das mulheres no desenvolvimento do evento. “Sabemos que Teresina é muito carente de projetos esportivos para mulheres. Eu adoro futebol e jogo nos campeonatos de futsal organizados pela Cofalu desde o início, é uma ótima oportunidade de inclusão”, diz a jogadora.

JOGOS

A abertura da Cofalu World Cup 2023 acontecerá no dia 7 de janeiro, a partir das 16h30 na escola Marista Champagnat, localizada na Av. Ministro Sérgio Mota, 1647, Parque Wall Ferraz, na grande região da Santa Maria da Codipi. No primeiro dia vão ocorrer quatro jogos: Inglaterra x Nigéria; Portugal x Holanda; Argentina x Islândia e França x Alemanha. Ao todo serão sete dias de campeonato, com a grande final no dia 14 de janeiro.

As 16 seleções masculinas foram divididas em quatro grupos e as quatro seleções femininas já iniciarão pelas semifinais no dia 13 de janeiro. As seleções campeãs serão premiadas com medalha, a tão sonhada taça, entre outros prêmios de patrocinadores.

Entre as seleções classificadas na Cofalu World Cup 2023 estão Inglaterra, Nigéria, Holanda e Portugal no Grupo A; França, Argentina, Islândia e Alemanha no Grupo B; Japão, Itália, Espanha e Uruguai no Grupo C; Brasil, Gana, Bélgica e Croácia no Grupo D.

A queridinha do público é a tão estimada seleção brasileira. “Não ganhamos no Catar, mas podemos ganhar em Teresina”, brinca o torcedor Armando Alves.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.