Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Alerta da Sportradar fez FFP procurar Deccoterc; entenda

A empresa presta serviço à CBF há um ano e verifica também os 27 estaduais das federações filiadas.

A ida de Robert Brown, presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP) à Delegacia Especializada de Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de consumo (Deccoterc) não foi um ato espontâneo. De acordo com o dirigente, há de fato, suspeita de manipulação de resultados em confrontos do Comercial.

A suspeita da atividade foi detectada pela empresa Sportradar Integrity Services, contratada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde fevereiro de 2022 para supervisionar jogos e combater a manipulação nas competições. As Séries A, B, C e D do Brasileirão, a Copa do Brasil e a primeira divisão de todos os estaduais das 27 federações associadas a CBF passam por uma análise da empresa. No Campeonato Piauiense, foram necessárias seis rodadas para observar movimentos estranhos no Comercial, clube que não tem nenhuma vitória até o momento.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Robert Brown, presidente FFP
Robert Brown, presidente FFP

“A CBF contratou uma empresa pra acompanhar esse tipo de coisa, além de acompanhar as competições internas, começou também a acompanhar os regionais e quando alguma coisa suspeita é detectada, ela comunica às federações que há uma suspeita. Assim foi feito e nós fomos até a Deccoterc para o fazer o Boletim de Ocorrência e agora vão investigar. A questão não é o clube, são jogadores, individual: dois escanteios, um pênalti com cinco minutos de jogo, acima de três gols, há vários tipos de apostas. Eles acompanham os jogos, assistem, não é acompanhar por si só, e por isso eles emitem o alerta. Quando acontece, vamos buscar soluções. Isso pode acontecer com qualquer clube”, disse Robert Brown a reportagem do GP1 Esporte.

Brown, inclusive, esteve no estádio Deusdeth de Melo na derrota do Bode por 4 a 0 para o River. Em seis jogos no estadual, a equipe só somou pontos advindos dos confrontos vencidos por W.O diante do Ferroviário, que desistiu da competição. Ao todo foram cinco confronto e 12 gols levados. A equipe não marcou um tento sequer.

Essa postura rendeu a demissão do técnico José Carlos Amaral, assim como a dispensa de atletas. Em parceria com a JK Sports, que por contrato tinha a prerrogativa de escolher o treinador, o iraniano Koosha Delshad assumiu o comando, mas sequer foi registrado no BID e pediu dispensa após ataques xenófobos. No fim da tarde de quinta-feira (2), o Comercial informou sobre o encerramento da parceria com a empresa. Relembre.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Robert Brown
Robert Brown

A FFP quer manter essa atuação e a perspectiva da direção é de que se tenha uma equipe da Deccoterc por rodada para acompanhar confrontos no local e observar. Segundo Brown Carcará, todos os presidentes de clube estão cientes da medida. Veja.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.