Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí contrata Francisco Diá como coordenador técnico para 2026

No atual cargo, terá a função de montar os elencos profissionais e sub-20, captando jogadores da base.

O Piauí Esporte Clube já iniciou seus preparativos visando à temporada de 2026, na qual terá um calendário recheado, e contratou um nome conhecido do futebol local para ser o coordenador técnico da equipe. Na ocasião, o Enxuga Rato fechou com Francisco Diá, que estava como treinador do Sousa, onde teve uma passagem breve, mas teve boa atuação pelo Altos em 2025. A informação foi confirmada ao GP1 Esporte por Jackson Nogueira, presidente do Rubro-Anil.

Francisco Diá tem 69 anos e chega ao clube piauiense após somar apenas dois jogos pelo Sousa, sendo técnico da equipe no Brasileirão Série D de 2025. Porém, ainda nesta temporada, teve uma boa passagem pelo Altos, mas acabou sendo desligado após a eliminação nas semifinais do Campeonato Piauiense. Em 2024, o técnico teve uma breve passagem pelo Campinense, sendo este seu único clube no ano.

Esta será sua segunda experiência como coordenador técnico, já que fez boa parte da carreira como comandante à beira do campo. No cargo atual, terá a função de montar os elencos profissional e sub-20, captando jogadores da base, junto com Higor César, para a temporada de 2026. Sua primeira e única experiência como coordenador técnico, até então, foi em 2024, pelo ABC, ajudando na construção do time para o Brasileirão Série C.

Foto: Paulo Vitalino / GP1Francisco Diá, treinador do Altos
Francisco Diá, treinador do Altos

Francisco Diá iniciou sua carreira como treinador em 1995, quando comandou o Força e Luz-RN, mas conquistou seu primeiro título apenas em 2014, ao vencer o Campeonato Amazonense com o Nacional-AM. Em seu currículo, também foi bicampeão paraibano com o Campinense (2015 e 2016), conquistou a Copa do Nordeste (2018) e o Campeonato Maranhense (2017) com o Sampaio Corrêa. Além disso, soma títulos com o Ferroviário (Copa Fares Lopes, em 2020) e com o ABC (Campeonato Potiguar, também em 2020).

Sua primeira passagem pelo Altos foi em 2017, quando se sagrou campeão piauiense. Ele retornou ao Jacaré em 2022, ficando marcado por comandar o time no duelo contra o Flamengo, pela terceira fase da Copa do Brasil. Apesar da eliminação, o Verdão Altino deu trabalho ao time carioca.

O Piauí Esporte Clube se sagrou campeão da Série A do Campeonato Piauiense de 2025, após vencer o Fluminense-PI na grande final. Com a conquista, o clube garantiu um calendário cheio para o próximo ano, com participação na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro Série D e no estadual.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->