Fechar
GP1

Política

PSDB perdeu dois grandes nomes do cenário nacional em 2021

No mesmo ano a sigla teve que se despedir do ex-prefeito Firmino Filho e do prefeito Bruno Covas.

Além de perder força política, 2021 foi um ano de perdas históricas e irreparáveis para o PSDB. No mesmo ano a sigla teve que se despedir do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, em abril e do prefeito de São Paulo, Bruno Covas no mês de maio.

Firmino da Silveira Soares Filho

Na tarde do dia 6 de maio de 2021 a cidade de Teresina chorou com a morte prematura do ex-prefeito Firmino Filho. O corpo do tucano foi encontrado na entrada do prédio Manhattan River Center, onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU).

Antes do velório, o corpo do prefeito foi levado em uma viatura do Corpo de Bombeiros pelas principais avenidas da capital. Populares se aglomeraram para dar o último adeus ao prefeito, que foi eleito a primeira vez em 1996.

Firmino foi prefeito de Teresina por quatro mandatos, sendo que o último terminou em 2020. Em 2008, Firmino ganhou a eleição para vereador e em 2010 foi eleito deputado estadual. Dois anos depois, novamente concorreu à Prefeitura de Teresina e foi eleito.

Firmino deixou a esposa, deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e os filhos Bárbara, Bruno e Cristina. A filha mais velha do casal, Bárbara Soares, deverá disputar a vaga de deputada estadual no lugar da mãe. No dia 13 de dezembro a jovem se filiou ao Progressistas.

Bruno Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas Lopes, faleceu aos 41 anos no dia 16 de maio, após travar uma grande luta contra um câncer. Bruno era neto do ex-governador Mário Covas e começou a se interessar por política logo cedo. Quando criança, fez a carteira do Clube dos Tucaninhos e tinha o interesse de seguir os passos do avô.

Aos 17 anos, Bruno se filiou ao PSDB e passou a fazer parte da militância do partido. Antes de ser prefeito, Bruno foi eleito deputado estadual por duas vezes, deputado federal e vice-prefeito. Assumiu a maior cidade da América Latina quando João Dória renunciou para disputar o Governo.

Bruno Covas enfrentou a campanha para reeleição enquanto tratava luta contra um câncer na cárdia, região localizada entre o estômago e esôfago. Após ser reeleito, Bruno descobriu novos tumores e passou a informar seus eleitores sobre seu estado de saúde.

Em abril, cinco novos tumores foram identificados no fígado, um nos ossos da coluna e outro nos ossos da bacia. O tucano então pediu licença do cargo para que seu corpo se dedicasse mais ao tratamento.

Bruno, assim como seu avô, deixou um herdeiro na política. Seu único filho, Tomás, de 15 anos, pretende se filiar ao PSDB e seguir os passos do pai.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.