Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias se reúne com Rodrigo Maia e cobra vacinação contra covid-19

O chefe do executivo piauiense e presidente do Consórcio Nordeste afirmou que o Brasil está atrasado em relação a outros países.

O governador Wellington Dias (PT-PI) se reuniu, nesta terça-feira (5), com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Nordeste, governadores e outros líderes para tratar sobre a elaboração de um cronograma para o processo de vacinação no Brasil.

O chefe do executivo piauiense e presidente do Consórcio Nordeste segue pressionando o Governo Federal na busca de uma solução para o início da vacinação contra a covid-19 no país. Dias afirmou que o Brasil está atrasado em relação a outros países que já começaram a vacinar a população.

A post shared by Wellington Dias (@wellingtondiasoficial)

“O fato é que precisamos botar na mesa todos os atores, por isso conversei com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, assim como outros líderes, governadores, cientistas, para que possamos, juntos com a Anvisa, termos uma solução e tomarmos uma decisão a partir de um cronograma. Temos, hoje, 10,8 milhões de doses de vacina no Brasil, há a perspectiva de chegar mais 12 milhões nos próximos dias e não temos um cronograma, não temos ainda o que é necessário, e como vai se dar todo esse processo de vacinação. Se é a vacina que vai nos tirar do risco, que vai salvar vidas, por que não colocamos como total prioridade?”, questionou Dias.

No encontro foi tratado ainda sobre o último boletim divulgado pelo comitê, alertando o Brasil sobre os riscos após as aglomerações provocadas pelas eleições e festividades de fim de ano, o que aponta uma perspectiva de crescimento no número de pessoas infectadas com a covid-19, além da preocupação quanto à confirmação do coronavírus com mutação no Brasil.

Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

“Em agenda como o comitê de cientistas do Nordeste, coordenado pelo dr. Miguel Nicolelis, tratamos sobre o último boletim que eles publicaram, no qual alertam o Brasil para um grave risco após as grandes movimentações, como eleições, Natal, Ano Novo, férias, e se não tiver um alerta para que as pessoas não descuidem do uso de máscara e distanciamento, podemos ter um crescimento muito elevado e mais, com a presença do coronavírus com mutação já confirmada no Brasil. Ao mesmo tempo, a necessidade de se ter um comitê organizado que possa garantir rápida solução para as vacinas, com isso evitar que tenhamos um agravamento da crise brasileira e um aumento do número de mortes. Então, estamos, a partir dessa nota do comitê científico, tratando com o Fórum dos Governadores e com o Governo Federal”, ressaltou o governador.

Na próxima segunda-feira (11), Wellington deve se reunir com representantes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF), dos laboratórios Fiocruz e Butantan, dos municípios e do comitê científico para uma nova conversa com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

NOTÍCIA RELACIONADA

Governo vai ampliar compra de vacinas da Astrazeneca, diz Wellington Dias

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.