Fechar
GP1

Esportes

Confira os campeões inéditos do futebol brasileiro e mundial

Do Amazonas até a Seleção Feminina da Espanha, o GP1 Esporte reuniu todos os campeões de 2023.

A temporada de futebol de 2023 foi recheada de acontecimentos, tanto no cenário nacional como no internacional. O esporte que mais movimenta os torcedores ao redor do planeta contou com campeões inéditos neste ano e os aficionados puderam comemorar títulos que jamais haviam visto seus times ganharem. Pensando nisso, o GP1 Esporte fez uma lista com os principais campeões inéditos no futebol durante 2023.

Campeões estaduais inéditos

Voltando para o início da temporada no Brasil, com os campeonatos estaduais, os telespectadores puderam ver três equipes se sagrarem campeãs pela primeira vez. Entre as cinco regiões do Brasil, apenas Amazonas, Águia de Marabá, ambos da região Norte, e o Real Brasília, do Centro-Oeste, tiveram o desempenho necessário para erguer as taças inéditas.

- Amazonas

A equipe fez uma primeira fase regular, tendo a melhor defesa e o segundo melhor ataque, ficando apenas com dois pontos de vantagem do Manauara, segundo colocado. Na final, as duas melhores equipes se enfrentaram novamente e o Amazonas levou a melhor, se sagrando campeão pela 1ª vez do Amazonense.

Foto: Pietra Telles/FAFAmazonas campeão
Amazonas campeão

- Águia de Marabá

A disputa no Campeonato Paraense foi de tirar o fôlego. A competição é uma das maiores, contando com fase de grupos, quartas de final, semis, disputa de 3º lugar e finalmente a grande decisão. O Águia de Marabá ficou no grupo B e se classificou em segundo lugar. Mas na final, o clube protagonizou um duelo disputado diante do Remo, e após o empate no primeiro e segundo jogo, a taça foi definida nos pênaltis, com o Azulão levando a melhor.

- Real Brasília

Tendo um desempenho equilibrado na competição, o Real Brasília levantou a taça pela primeira vez do Campeonato Brasiliense. O time ficou em primeiro lugar na primeira fase, saindo com a melhor defesa. Já na grande final, o Real Brasília e o Brasiliense protagonizaram uma disputa e tanto, com o Brasiliense vencendo o primeiro e o Real Brasília levando a melhor nos pênaltis na partida de volta.

Campeões nacionais inéditos

Após o final dos torneios estaduais, o futebol brasileiro é direcionado para a disputa dos campeonatos nacionais, sendo eles: Brasileirão Série A, Série B, Série C, Série D e Copa do Brasil. Apesar das cinco competições, apenas três delas tiveram campeões inéditos: São Paulo, na Copa do Brasil, Vitória, na Série B e o Amazonas, na Série C.

- São Paulo

Pela primeira vez na história, o São Paulo conquistou a única taça que faltava em sua sala de troféus, a Copa do Brasil. O Tricolor Paulista fez uma campanha de tirar o fôlego sob o comando de Dorival Júnior, eliminando os seus maiores rivais: Palmeiras e Corinthians, e vencendo o Flamengo na grande final, levantando a taça do torneio e se tornando o famoso “Campeão de Tudo”.

Foto: Wesley Santos/São PauloSão Paulo campeão da Copa do Brasil
São Paulo campeão da Copa do Brasil

- Vitória

Com uma campanha histórica na Série B do Brasileiro, o Vitória conquistou pela primeira vez a taça da competição. Em 38 rodadas, o Leão da Barra conseguiu vencer 22 duelos, empatando seis partidas e perdendo 10. O clube teve ainda Juventude em sua cola, mas conseguiu se sagrar campeão antecipadamente, na 36ª rodada.

- Amazonas

Por último, mas não menos importante, o Amazonas retorna a lista de campeões inéditos. Após levantar pela primeira vez o título de campeão estadual, a Onça-Pintada deu tudo o que tinha na disputa da Série C do Brasileiro. Após ficar em terceiro lugar na primeira fase, o Amazonas levou a melhor na grande final, diante do Brusque.

Campeões internacionais inéditos

A próxima área que a nossa reportagem vai visitar são os campeonatos internacionais, com três campeões inéditos. Na Libertadores, principal competição da América do Sul, a taça veio para o Brasil, com o Fluminense, time que jamais havia levantado a taça. Na Champions League, a taça ficou com o Manchester City pela 1ª vez. E é claro que não poderia faltar a Copa do Mundo Feminina, que terminou com a Espanha se sagrando campeã.

- Fluminense

Comandados por Fernando Diniz, o Tricolor das Laranjeiras começou a temporada já se sagrando campeão do Campeonato Carioca e terminou o ano levantando a taça da Libertadores. Na ocasião, o Fluminense enfrentou a tradicional equipe argentina, o Boca Juniors, onde mais uma vez contou com John Kennedy para conquistar a vitória por 2 a 1 e se sagrar campeão. O título ainda deu passagem para o Mundial de Clubes.

Foto: Reprodução/XFluminense levou o título da Libertadores
Fluminense levou o título da Libertadores

- Manchester City

Em um ano repleto de títulos, o Manchester City conseguiu levar pela primeira vez a principal taça da Europa, a Champions League. O time comandado por Pep Guardiola teve uma campanha de tirar o fôlego, enfrentando equipes campeãs como o Bayern, nas quartas, e o Real Madrid, nas semifinais, com direito a goleada por 4 a 0. Já na final, o City duelou contra a Inter de Milão, levando a melhor por 1 a 0.

Foto: Reprodução/XA Champions League viu o Manchester City ser campeão
A Champions League viu o Manchester City ser campeão

- Espanha

Em uma Copa do Mundo de altos e baixos, a Espanha não chegava como uma das favoritas, muito menos depois da derrota para o Japão por 4 a 0 na fase de grupos. A equipe também não vivia uma boa relação com o seu técnico, Jorge Vilda, que saiu do cargo após a conquista do Mundial. Apesar de toda a situação, a La Roja superou as expectativas e derrotou a Inglaterra na grande final por 1 a 0.

Foto: Reprodução/FIFA Women's World CupEspanha se sagrou campeã da Copa do Mundo Feminina
Espanha se sagrou campeã da Copa do Mundo Feminina

- Manchester City

Mais uma vez o clube inglês aparace na lista de títulos inéditos de 2023. Desta vez, o Manchester City fechou a temporada do futebol levantando um dos troféus mais importantes dos clubes, o Mundial. No mês de dezembro, a equipe de Pep Guardiola fez uma campanha repleta de facilidades e conseguiu se sagrar campeão do Mundial em cima do Fluminense, com uma goleada de tirar o chápeu, por 4 a 0. Com isto, a equipe fechou o ano com a conquista de 5 títulos: Premier League, Champions League, Copa da Inglaterra, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.