Fechar
GP1

Esportes

FIFA define novo modelo para a Copa do Mundo de 2026; confira

A decisão foi confirmada em reunião realizada pelo Conselho da Fifa, que aconteceu nesta terça-feira.

Nesta terça-feira (14), a FIFA anunciou o novo formato para a Copa do Mundo de 2026. Agora o novo modelo deve contar com 12 grupos com quatro equipes em cada, com as duas melhores seleções e os oito melhores terceiros colocados se classificando para a fase mata-mata. Ao todo, o Mundial vai contar coma presença de 48 seleções, com 32 se classificando para a próxima fase. Além disso, a quantidade de jogos vai passar de 64 para 104 no total.

A decisão foi confirmada em reunião realizada pelo Conselho da FIFA. De início, a entidade tinha a ideia de fazer o torneio mundial com 16 grupos, com três seleções em cada, porém o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou que iria propor uma mudança para o formato com 12 chaveamentos.

Foto: Divulgação/FifaTaça copa do mundo do Catar
Taça da Copa do Mundo

No formato anterior, a grade de jogos aumentaria de 64 partidas para 80. Agora, o torneio conta com 104 jogos, sendo distribuídos entre as três sedes: México, Estados Unidos e Canadá. Além disso, a FIFA deve alterar o período de preparação e janela de descanso.

Com o aumento de jogos, a seleção campeã e a vice-campeã vão realizar oito jogos, um a mais do realizado no atual formato. A edição da Copa do Mundo de 2022 foi a última a contar com 32 equipes, agora o Mundial vai contar com a presença de 48 seleções.

Para Gianni Infantino, o novo formato vai ser um sucesso, e já previu que a Copa de 2026, que vai ser disputada no Estados Unidos, México e Canadá, deve alcançar valores recordes. Além do mais, a Fifa espera uma receita com quatro bilhões de dólares a mais do que o ganho na Copa do Mundo do Catar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.