Fechar
GP1

Esportes

Corisabbá pode perder pontos por escalação irregular de atletas

Atletas foram escalados diante do Comercial, mas deveriam cumprir suspensão após serem expulsos.

No anseio da busca por resultados e a tentativa de se manter pelo segundo ano consecutivo na série A do Campeonato Piauiense, o Corisabbá pode sofrer um duro golpe. Isto porque a Federação de Futebol do Piauí (FFP) encaminhou ofício ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) sobre a escalação irregular de dois atletas.

Segundo o ofício, o zagueiro Wellerson e o meio-campista Márcio atuaram no confronto diante do Comercial, sendo que ambos foram expulsos no jogo diante do Fluminense-PI.

Clube pode ter se confundido com as datas

Sempre há uma série de modificações de Tabela – seja para readequação da grade da emissora que detém os direitos de transmissão do Campeonato, ou ajustes devido aos clubes piauienses que estão em outras competições. O GP1 Esporte preparou uma linha do tempo dos confrontos da equipe e como isso pode ter acontecido.

O Corisabbá enfrentou o Fluminense-PI no dia 25/02, no estádio Tibério Nunes, pela 9ª rodada do Campeonato Piauiense.

No confronto, Wellerson foi expulso aos 28 minutos do 2º tempo e Márcio Adriano recebeu o segundo cartão amarelo, seguido de vermelho nos acréscimos, como descreveu o árbitro Antônio Dib na súmula. Veja:

.

O confronto da 10ª rodada foi o W.O diante do Ferroviário e é aqui que a questão começa a se complicar: o confronto, apesar de ser uma rodada à frente, está datado para o dia 18 de fevereiro, uma semana antes do jogo diante do Flu-PI

O leitor deve estar imaginando que a suspensão então seria paga no jogo da 11ª rodada, na vitória diante do 4 de Julho, mas o confronto, que estava previsto para acontecer no dia 26/02 foi modificado para 22/02, três dias antes da equipe enfrentar o Fluminense-PI.

Logo, a sequência de jogos do clube daria seguimento com o duelo diante do Comercial, pela 12ª rodada, que aconteceu no Deusdeth de Melo em 4/03. E aqui é possível observar a escalação de ambos os atletas, quando eles deveriam cumprir um jogo de suspensão por ser a rodada subsequente com partida. Confira:

Assim, o Corisabbá pode ser denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que prevê perda dos três pontos conquistados na partida, além de mais três pontos e multas que variam entre R$ 100 a R$ 100 mil por jogo. Mesmo tendo perdido o jogo para o Bode, a Águia Alvinegra pode perder pontos caso o TJD acate a denúncia. A mudança deixaria a equipe da Princesa do Sul com 11 pontos, um a menos que o Comercial, que soma 12 pontos.

“Sobre a questão dos pontos, isso é critério do tribunal. A FFP fez a denúncia e se ela fez é porque a questão procede. A suspensão automática tem que ser cumprida. Se ele jogou o jogo do Fluminense e teve dois atletas expulsos e no jogo seguinte, contra o Comercial, ele escalou o atleta que deveria cumprir a suspensão automática”, afirmou uma fonte da FFP.

O GP1 Esporte ouviu que o julgamento está marcado para a próxima sexta-feira e questionamos o presidente do TJD-PI que afirmou que nenhum documento havia dado entrada na procuradoria até o momento da publicação desta matéria.

O que dizem os membros do Corisabbá

A reportagem do GP1 Esporte procurou Anderson Kamar, presidente do Clube, além do técnico Toninho Pesso e do diretor Anderson Santos, responsável por observar o regulamento e as inscrições dos atletas, as partes preferiram não se pronunciar até receber a denúncia do TJD-PI. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.