Fechar
GP1

Esportes

Grêmio bate o Bahia e está na semifinal da Copa do Brasil

O jogo teve de tudo: chuva, atraso, grandes defesas, golaços e bola na trave. No fim, deu Grêmio.

Grêmio e Bahia foram até a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelas quaras de final da Copa do Brasil, e, em um jogo frenético, repleto de reviravoltas desde o início, o Grêmio avançou após vencer por 4 a 3 nos pênaltis.

A partida tinha contornos dramáticos por si só, com a possibilidade da formação de um ciclone e o pedido da prefeitura de Porto Alegre à CBF para que a partida fosse remanejada para outra data, algo de pronto negado pela entidade. Não contentes, os mais de 35 mil torcedores que se fizeram presentes na Arena enfrentaram uma hora de atraso para o início da partida, devido a chuva que caía desde o começo do dia.

O jogo

Após 1h5min de espera para que o escoamento do gramado deixasse o campo com condições próximas ao adequado para a prática do futebol, o confronto teve início com as equipes tentando encontrar espaços. Donos da casa, o Grêmio ensaiava momentos de muita pressão pós-perda e chegada rápida ao campo defensivo do Bahia, principalmente pelos lados. O Bahia tentava responder também baseado na velocidade de seus pontas, mas também não obtinha sucesso. No momento em que o Tricolor de Aço esboçava uma reação, aos 36min, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti a favor do Grêmio e foi neste momento que a chave do jogo mudou completamente e os protagonistas viraram os goleiros. Na cobrança forte de Franco Cristaldo, Marcos Felipe mandou a bola para escanteio e impediu que o Imortal abrisse o placar. Já nos acréscimos, foi a vez do Bahia partir em velocidade e encontrar Everaldo livre para acertar um míssil que partiu desenfreado e só encontrou descanso na rede gremista. Naquele momento, as equipes foram para os vestiários com o placar favorável aos baianos, 2 a 1.

O segundo tempo reservava, especialmente em seus minutos finais, doses muito mais severas de emoção e o Grêmio – equipe que, junto ao Cruzeiro, são os maiores campeões da Copa do Brasil com 4 títulos cada – ciente de sua tradição na competição, não demorou a fazer com que Marcos trabalhasse logo nos primeiros minutos. Aos seis, a primeira defesa do arqueiro tricolor em tentativa de Bitello. Kayky tentou responder aos nove, mas chutou muito fraco.

A defesa mais importante da noite até então veio aos 16 minutos, quando Suárez tentou encobrir Marcos Felipe, que se recuperou rapidamente e evitou o empate. Aos 26 minutos, Ferreira chamou Cicinho para dançar na lateral e cruzou perfeitamente para Villasanti deixar tudo igual no placar. Dois minutos depois, Vina, em sua última partida com a camisa do Grêmio, isolou.

Quando o relógio marcou 40 minutos do 2º tempo, toda a sorte de momentos de tirar o fôlego resolveram acontecer de uma só vez. Primeiro, Mugni chutou e viu a bola desviar na zaga e bater no travessão, não entrar. No minuto seguinte, Marcos Felipe fez mais uma boa defesa em tentativa de Ferreira e no lance seguinte, Ademir chegou até a intermediário gremista e viu a bola explodir na trave novamente. Não era o momento. O futebol queria que essa partida tivesse um desfecho ainda mais emocionante então nem mesmo a nova tentativa de cobertura de Suárez poderia dar certo, novamente com direito a noite dos sonhos de Marcos Felipe. Era então momento dos...

Penalidades

Nada neste confronto seguiu qualquer conceito próximo ao de um roteiro e as penalidades não seriam diferentes. No momento crucial, o instinto copeiro do Grêmio prevaleceu e o goleiro Gabriel Grando defendeu duas cobranças, inclusive a decisiva, do zagueiro Gabriel Xavier.

Próximos passos

Na semifinal e em quarto lugar no Brasileirão, o Grêmio aguarda o vencedor do confronto entre Atlhetico e Flamengo para conhecer seu adversário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.