Fechar
GP1

Esportes

CBF solicita vitória do Fortaleza após jogo cancelado contra o Colo-Colo

Dois torcedores foram mortos em confusão antes do confronto entre as duas equipes, pela Libertadores.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou, nesta sexta (11), um pedido formal à Conmebol para que o Fortaleza seja declarado vencedor da partida contra o Colo-Colo, pelo placar de 3 a 0, após a suspensão do confronto devido à invasão de torcedores chilenos ao gramado. A partida, válida pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores, foi paralisada aos 24 minutos do 2º tempo, quando o jogo estava empatado em 0 x 0, e foi cancelada duas horas depois.

Em documento enviado ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, a CBF pediu que a vitória do Fortaleza fosse declarada em razão da responsabilidade do clube mandante, conforme o Código Disciplinar da Conmebol.

Foto: Divulgação/Colo-ColoCBF solicita vitória do Fortaleza após jogo cancelado contra o Colo-Colo
CBF solicita vitória do Fortaleza após jogo cancelado contra o Colo-Colo

Confira na íntegra a nota da CBF

A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.

A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.

Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.

Entenda o caso

A invasão ocorreu aos 24 minutos do segundo tempo, quando o placar ainda marcava 0 a 0. Na ocasião, torcedores do Colo-Colo arremessaram objetos, quebraram os vidros que dão acesso ao campo e invadiram o gramado. Diante da confusão, os jogadores do Fortaleza correram para os vestiários, temendo represálias. Com isso, a arbitragem suspendeu o jogo e os atletas não retornaram. Dirigentes da Conmebol ainda tentaram convencer os jogadores a combinar a partida, mas sem sucesso.

Segundo o jornal argentino La Nación, um jovem de 18 anos e outro e 13 morreram antes do inicio do jogo, após torcedores tentarem forçar a entrada em uma espécie de “avalanche”. Para contê-los, a polícia utilizou um canhão de água, e as vítimas acabaram atropeladas por uma viatura da corporação. Pamela Venegas, responsável pela segurança nos estádios do Chile, renunciou ao cargo após o ocorrido.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.