A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará nova eleição presidencial no dia 25 de maio. A convocação foi feita nesta sexta-feira (16) pelo interventor da entidade, Fernando Sarney, após a Justiça determinar o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues.
Além da escolha do novo presidente, o pleito definirá oito vice-presidentes e seis membros do Conselho Fiscal, com mandato válido de 2025 a 2029. As chapas interessadas poderão se inscrever entre os dias 18 e 20 de maio.

O afastamento de Ednaldo levou o dirigente a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão. A defesa também pediu que o ministro Gilmar Mendes considere ilegal a designação de Fernando Sarney como interventor, citando o artigo 64 do estatuto da CBF. O dispositivo prevê que, em caso de vacância ou afastamento, o cargo deve ser ocupado interinamente pelo diretor mais velho da entidade, atualmente Hélio Menezes.
A eleição ocorrerá um dia antes da primeira convocação da seleção brasileira sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, prevista para 26 de maio, voltada aos próximos compromissos das Eliminatórias da Copa de 2026.
Candidatos à presidência
Enquanto a questão judicial segue em curso, nos bastidores já começam a se movimentar possíveis candidatos à sucessão. Um dos nomes cotados é o de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Segundo apurou a ESPN, Bastos avalia entrar na disputa com o respaldo de diversas federações estaduais e o apoio de blocos formados por clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Outro nome bastante comentado é de Samir Xaud, cuja família está no comando da Federação Roraimense de Futebol (FRF) há quase cinco décadas.
Ver todos os comentários | 0 |