Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa lança plano de vacinação nesta segunda no HGV

As doses da vacina Coronavac chegarão ao estado no final da tarde e a expectativa é de que a vacinação inicia ainda nesta segunda.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, vai lançar, na tarde desta segunda-feira (18), às 17 horas, o plano de vacinação contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O evento será realizado no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Saúde. O governador Wellington Dias e o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, também estarão presentes.

As doses da vacina Coronavac chegarão ao estado no final da tarde e a expectativa é de que a vacinação inicia ainda nesta segunda, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa
Dr. Pessoa

Wellington Dias e o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, foram a São Paulo receber as mais de 61 mil doses. De acordo com o secretário, a vacina será enviada para as regionais e municípios para que seja iniciada a vacinação.

Uso emergencial aprovado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na tarde deste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca.

A reunião extraordinária que teve início às 10h10 e terminou às 15h20, contou com a votação de cinco diretores: Meiruze Sousa Freitas (relatora); Antonio Barra Torres (diretor-presidente); Cristiane Rose Jourdan Gomes (médica e bacharel em direito); Romison Rodrigues Mota - substituto (servidor da Anvisa); e Alex Machado Campos (advogado).

A diretora da Anvisa e relatora, Meiruze Freitas, votou pela aprovação e destacou que é preciso que o Instituto Butantan assine um termo de compromisso para apresentar dados de imunogenicidade da vacina até 28 de fevereiro (os relatórios sobre o tema foram considerados insuficientes). O termo assinado deve ser publicado em Diário Oficial para que a autorização seja válida.

Já a decisão sobre a vacina de Oxford vale apenas para o uso das 2 milhões de doses que o governo ainda tenta importar da Índia. A decisão valeria após a publicação de extrato ou "ciência oficial" via ofício.

Plano de vacinação estadual

Na sexta-feira (15), o governador Wellington Dias divulgou o plano operacional de estratégia de vacinação contra a covid-19 no Piauí.

A ideia é de que o programa de imunização vacine, inicialmente, 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários no Estado do Piauí. A vacinação no Piauí será dividida em quatro fases. Na primeira, serão vacinados os trabalhadores de saúde, pessoas com 80 anos ou mais, de 75 a 79 anos, povos e comunidades tradicionais ribeirinha e quilombolas e população indígena em terras indígenas demarcadas.

Na segunda fase estão pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 69 anos. A terceira é composta por pessoas com comorbidades e na quarta estão diversos grupos como trabalhadores da segurança e da educação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.