Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Albertão 50 anos: histórias e legado do maior palco esportivo do Piauí

Com capacidade para 44.200 pessoas, o Gigante da Redenção já recebeu jogos da Seleção Brasileira.

Palco de grandes eventos esportivos, o estádio Albertão está completando 50 anos neste sábado (26). Com capacidade para 44.200 pessoas, o Gigante da Redenção já recebeu jogos da Seleção Brasileira e times como Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Santos, além de duelos marcantes das equipes do Piauí. Um dos principais investidores foi o governador Alberto Silva, um dos responsáveis pela construção do estádio.

Inaugurado em 26 de agosto de 1973, o Albertão foi construído como uma demanda da Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF. Na ocasião, o Tiradentes precisava de uma casa para disputar o Campeonato Brasileiro Série A. Na época, os eventos futebolísticos do Piauí ocorriam no estádio Lindolfo Monteiro. Com todo esse cenário, a década de 1970 foi considerada a época de ouro do futebol piauiense.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Albertão
Albertão

Dos anos 70 até hoje em dia, o Gigante da Redenção passou por momentos de decadência e esquecimento, tanto em questão física, quanto em público presente, principalmente após a década de 90. O Albertão passou um tempo fechado devido a uma punição e à pandemia da covid-19, voltando a receber jogos apenas no dia 15 de abril de 2023, onde recebeu a final do Campeonato Piauiense, que sagrou o 32ª título do River.

O Gigante da Redenção foi palco de grandes espetáculos futebolísticos, sendo um deles a final do Campeonato Piauiense de 1977, onde River e Flamengo-PI levaram mais de 40 mil torcedores para prestigiar o maior clássico do estado, o famigerado Rivengo. O duelo é considerado um dos maiores jogos da história do Albertão, onde o Galo levou a melhor e conseguiu o título.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Torcida do Flamengo no Albertão
Torcida do Flamengo no Albertão

Além disso, o estádio também recebeu a Seleção Brasileira duas vezes. A primeira foi em 1989, onde a Verde e Amarelo enfrentou o Paraguai em preparação para a Copa de 90. A segunda foi em 1996, dois anos após o pentacampeonato mundial, a Canarinho marcou presença no Albertão, trazendo mais de 40 mil torcedores para as arquibancadas. Com um hat-trick de Ronaldo Fenômeno, que estava no auge, o Brasil venceu a Lituânia por 3 a 1, sendo a última vez da seleção principal no Piauí.

Das grandes equipes do Brasil, o Albertão já recebeu Palmeiras, Corinthians e Flamengo, além do Santos em 2013. O Peixe enfrentou o Flamengo-PI pela Copa do Brasil, onde o Rubro-Negro piauiense não se intimidou, fez uma bela partida e empatou em 2 a 2 com um dos times mais temidos do Brasil na época, lotando o Gigante da Redenção. Recentemente, também pela competição nacional, os torcedores se fizeram presentes no jogo do Altos contra o Flamengo, em 2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.