Fechar
GP1

Saúde

Retrospectiva: Fatos políticos que marcaram o Piauí em 2016

No Piauí o cenário também foi movimentado, prefeitos presos, coligações, nomes inesperados disputando o executivo municipal na capital e no interior.

Em ano de eleições municipais a movimentação política aumenta, o envolvimento da população é maior, a expectativa de mudança é sempre incitada. O cenário político de 2016 foi atípico, com a segunda presidente que sofreu impeachment na história do país, um presidente com índices altos de rejeição e constantes escândalos de corrupção e prisões de políticos.

No Piauí o cenário também foi movimentado, coligações, prefeitos presos, nomes inesperados disputando o executivo municipal na capital e no interior. O crescimento de partidos políticos, o retorno de lideranças vetustas. A polêmica PEC 03 e outros fatos que geraram manifestação na capital e nas principais cidades do Piauí estão reunidas nessa retrospectiva.

Lava Jato cumpre mandados no Piauí

A 26° etapa da Operação Lava Jato, batizada de Xepa, chegou ao Piauí no dia 28 de março, quando o empresário Lourival Ferreira Nery foi ouvido na sede da Polícia Federal, na zona leste de Teresina. Ele já foi alvo de investigação na Operação Águas Claras, quando era diretor financeiro da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades e foi apontado como lobista da empresa Allsan Engenharia, que a Polícia Federal e o Ministério Público colocaram no topo de um esquema de fraudes em licitações de autarquias e companhia estatais de água. 

Surgem nomes para disputa eleitoral na capital

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

Como não poderia deixar de ser, desde os primeiros meses de 2016, a conjuntura política nos municípios marchava para a disputa pelas prefeituras. Em Teresina, a candidatura de Firmino Filho (PSDB) era certa, mas os adversários buscavam por nomes que pudessem tirar o PSDB que já comanda a capital por quase 30 anos.

O senador Elmano Férrer, era um forte nome para a corrida, mas não manifestou tanto interesse pelo cargo e resolveu lançar o jornalista Amadeu Campos como candidato.

  • Foto: GP1nomes que surgiram como opção para prefeitura de TeresinaNomes que surgiram como opção para prefeitura de Teresina

O PT deveria lançar candidatura própria, mas tinha dois possíveis nomes, o secretário de Segurança Daniel Oliveira e a vereadora Rosário Bezerra, meses depois surgiu Júnior do MP3, lançando sua pré-candidatura à prefeitura, porém, nenhuma das três foi protocolada.  Sem consenso, o partido decidiu apoiar a candidatura do jornalista Amadeu Campos (PTB), indicando o vice Décio Solano (PT). 

O deputado Dr. Pessoa (PSD) não teve muito apoio do partido quando anunciou a candidatura, mas a popularidade convenceu o deputado federal Júlio César a apoiar a campanha.

Rodrigo Martins também chegou a anunciar candidatura à prefeitura, mas depois de discussões com o PSB, decidiu dar apoio à reeleição de Firmino Filho. O DEM comandando pelo vereador Antônio José Lira também anunciou o jornalista Telsírio Alencar como pré-candidato, mas voltou atrás e também entrou na coligação do tucano.

PSD entrega cargos na prefeitura

O PSD que tinha o cargo de vice-prefeito, com Ronney Lustosa, e algumas secretarias, entregou todos os cargos após confirmar a candidatura de Dr Pessoa. “O Ronney colocou o cargo à disposição, mas ele não pode renunciar o mandato. Ele continua como vice-prefeito de Teresina já que foi eleito junto com Firmino Filho”, explicou o deputado Júlio César à época.

Pixulecos na Alepi

  • Foto: Lucas Dias/GP1Robert RiosRobert Rios

No dia em que o ex-presidente Lula foi Ministro chefe da Casa Civil por 30 minutos, o deputado estadual Robert Rios levou dois ‘pixulecos’ de Dilma e Lula para a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí. O deputada vestia uma camisa preta, uma gravata verde e amarela e um adesivo com a figura de Lula vestido de presidiário.

Os bonecos foram levados ao local pela líder do movimento Vem Pra Rua, Adriana Sousa, que foi impedida de entrar no plenário. 

A atitude gerou indignação e foi considerada como desrespeito pelos colegas petistas.

Sem ideologia de Gênero nas escolas de Teresina

  • Foto: GP1Cida SantiagoCida Santiago

Um projeto da vereadora Cida Santiago (PHS) gerou polêmica e protestos na Câmara de Vereadores de Teresina. O projeto visava proibir a discussão sobre ideologia de gênero nas escolas públicas municipais. O PL  assinado pela bancada evangélica revoltou defensores dos direitos LGBTT. O texto chegou a ser aprovado pela maioria dos parlamentares e deveria seguir para sanção do prefeito, mas devido à protestos e desentendimentos, os vereadores decidiram arquivar o projeto.

Themístocles é eleito presidente da Alepi pela sétima vez

Sem disputa. O deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa para o sétimo mandato por uma chapa de consenso, no dia 01 de junho, ao contrário do ano anterior, em que a disputa ocorreu voto a voto com Fábio Novo (PT). A mesa diretora tomará posse para o biênio 2017/2018 em fevereiro.

  • Foto: Lucas Dias/GP1João Mádison e Themistocles FilhoJoão Mádison e Themistocles Filho

Luciano Nunes (PSDB) foi eleito para 1ª vice-presidência, com 29 votos, Georgiano Neto (PSD) para 2ª vice-presidência, com 26 votos e com 29 votos foram eleitos, Evaldo Gomes (PTC) para 3ª vice-presidência, Liziê Coelho (PTB) para 4ª vice-presidência, Flora Izabel (PT) para a 1ª Secretaria, Rubem Martins (PSB), 2ª vice-presidência, Júlio Arcoverde (PP), 3ª vice-presidência e para a 4ª presidência a deputada Juliana Moraes Sousa (PMDB).

Prefeito Delano Parente é preso na Operação Déspota

  • Foto: Francisco Barbosa/GP1Prefeito DelanoPrefeito Delano

O prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Parente, foi preso durante ação conjunta da Polícia Civil com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual. Ele é acusado de participar de um esquema que fraudava licitações no sul do Piauí.

O pai do prefeito que é secretário de Infraestrutura da cidade, Aldenes de Sousa Nunes, também foi preso. Além do advogado Igor Martins, vereadores e outros secretários municipais. 

Governo decreta estado de emergência em 117 municípios

O governador Wellington Dias assinou decreto de estado de emergência em 117 dos 224 municípios devido à seca. Após reconhecimento, o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 26 milhões para ações emergenciais de combate aos impactos nos municípios.

Presidente da Câmara de Esperantina é assassinado

  • Foto: PortalespVereador ToteVereador Tote

O presidente da Câmara Municipal de Esperantina, Antonio Aristides de Carvalho (PMDB), o “Tote Aristides”, 64 anos, foi assassinado no início da noite do dia 28 de agosto, próximo de sua residência, na Avenida Bernardo Bezerra. Tote Aristides foi alvejado ao tentar impedir uma briga de casal, quando o marido tencionava executar a esposa, e o vereador ao se colocar a frente foi atingido.

Dia 02 de outubro 

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho confiante com a vitória Firmino Filho 

Como apontavam a maioria das pesquisas, o prefeito Firmino Filho (PSDB) foi reeleito ainda no primeiro turno para seu quarto mandato na capital, com 220.042 votos, tendo como vice, o ex-reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Júnior (PMDB). 

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Walmir acena após deixar cabine de votaçãoPadre Walmir acena após deixar cabine de votação

Na cidade de Picos, o Padre Walmir Lima (PT) também foi reeleito com 20.133 votos, uma diferença apertada de 602 votos a mais que o candidato do PP, ex-prefeito da cidade Gil Paraibano que se eleito, daria ao Partido Progressista a prefeitura da terceira maior cidade do Piauí. 

Falando de Partido Progressista, a sigla comandada pelo Senador Ciro Nogueira conquistou o comando de 40 municípios, tornando-se o maior partido em número de prefeituras no estado, entres elas, a de Floriano, São Raimundo Nonato, Pedro II e José de Freitas. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Mão SantaMão Santa

O Partido dos Trabalhadores perdeu em diversos municípios, como Parnaíba, que a partir de 2017 será comandada pelo ex-governador Mão Santa, eleito com 45,53% dos votos. 

Mudança na Câmara de Teresina 

Além de conquistar a prefeitura pela quarta vez, Firmino Filho conseguiu eleger 23 vereadores de sua coligação. Nomes populares como Tiago Vasconcelos, Antônio José Lira (DEM) e Inácio Carvalho (PP) não conseguiram se reeleger, o terceiro deve assumir vaga na Câmara na cadeira de Aluísio Sampaio (PP), que foi chamado para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Após montar seu secretariado para a próxima gestão, o prefeito convocou seis vereadores e um suplente (James Guerra), consequentemente, abriu seis vagas no legislativo, ocupadas por Marquim Monteiro (PRTB), Teresinha Medeiros (PSL), R. Silva (PP), Inácio Carvalho (PP), Pedro Fernandes (PRP) e Nilson Cavalcante (PT do B). 

 Estudantes se manifestam contra a PEC 241

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ocupa tudo UFPI Ocupa tudo UFPI

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) invadiram e ocuparam a reitoria da instituição como forma de protesto contra a PEC 241 proposta pelo presidente Michel Temer determinando o novo regime fiscal e um teto para as despesas da União. O movimento ocorreu nos campus de Teresina, Picos, Bom Jesus e Parnaíba e permaneceu até a aprovação da proposta no Senado.

Políticos citados na Lava Jato 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Heráclito FortesHeráclito Fortes

Alguns políticos piauienses foram citados na delação premiada do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, como recebedores de propinas. Para realizar repasse aos políticos, o alto escalão da Odebrecht criou apelido aos beneficiários. O senador Ciro Nogueira, um dos citados, era chamado de “Cerrado” ou “Piqui” e teria recebido o valor de R$ 1.600.000 milhão. A deputada Iracema Portella, que não foi constado nenhum apelido, aparece como tendo recebido R$ 500 mil. Heráclito Fortes era chamado de “Boca Mole” e teria recebido R$ 250 mil, Paes Landim, que era chamado de “Decrépito”, teria recebido R$ 180 mil, Hugo Napoleão foi apelidado de “Diplomata” e teria recebido R$ 200 mil.

Wellington Dias apresenta PEC que limita gastos por 10 anos

O governador Wellington Dias (PT) também elaborou uma Proposta de emenda à Constituição (PEC) para limiar as despesas do Estado por dez anos. A ação gerou polêmica e protestos de servidores públicos estaduais que temiam a não realização de concursos públicos e o congelamentos de salários. A votação que deveria ocorrer no dia 21 de dezembro foi suspensa após manifestação dos servidores na Assembléia Legislativa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Movimentação na AlepiManifestação na Alepi

Após retorno do governador Wellington Dias ao Piauí, representantes das categorias foram recebidos no Palácio de Karnak para discutir o texto. O governador modificou o prazo de validade do regime fiscal, propondo a meta de 10% para investimento, caso seja atingida, os efeitos da emenda podem ser suspensos.

Sem a presença dos servidores, os deputados aprovaram no dia 26 de dezembro com 24 votos a favor e uma abstenção e ausência de cinco parlamentares.

O que esperar em 2017? 

Algumas mudanças anunciadas apontam para mudanças no executivo estadual e municipal no próximo ano. Na capital, Firmino Filho afirmou que vai “enxugar” gastos da prefeitura para manter o equilíbrio financeiro. A chegada de Sílvio Mendes na Secretaria Municipal de Saúde promete alterar a forma da prestação de serviço, uma mudança já anunciada é a unificação dos órgãos de gerenciamento de saúde, atualmente há Fundação Hospitalar, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde, que serão unificadas sob a coordenação de Silvio. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Silvio Mendes e Firmino FilhoSilvio Mendes e Firmino Filho

Possibilidade dos partidos de Dilma e Temer estarem unidos no Piauí

O governador Wellington Dias já deu sinais de que vai reorganizar o primeiro escalão do governo. Desde o fim das eleições foram iniciadas conversas para acomodar o PMDB em secretarias, mas foram suspensas devido a descontentamentos de membros dos dois partidos. Lideranças do PSD, PTC e PP também manifestaram interesses em aumentar a participação no governo de Wellington, mas aguardam posicionamento do petista. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e Themístocles FilhoWellington Dias e Themístocles Filho

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.