Fechar
GP1

Piauí

Estado do Piauí registrou mais de 15 latrocínios no ano de 2019

Neste mês de dezembro, pelo menos quatro casos desta natureza foram registrados no Piauí.

Um levantamento realizado pelo GP1, aponta que houve pelo menos 20 latrocínios (roubo seguido de morte, ou tentativa de roubo que ocasionou a morte da vítima) registrados no Piauí neste ano de 2019.

Neste mês de dezembro, pelo menos quatro casos desta natureza foram registrados no Piauí. O primeiro caso ocorreu no dia 9, quando uma proprietária de um bar identificada como Maria Helena da Cruz Santiago, 59 anos, foi encontrada morta com perfurações na região do pescoço, em sua residência, no Point do Lanche, localizado na Vila Santa Bárbara, zona leste de Teresina.

Já o último crime de latrocínio registrado neste ano de 2019, ocorreu em Piripiri, quando um idoso identificado como Francisco Sampaio, de 74 anos, foi assassinado na tarde de domingo (29), por volta das 14h30, durante um assalto.

Todos os casos analisados têm como métrica as narrativas dadas pelas autoridades que atenderam essas ocorrências. Não houve, neste levantamento, registros de latrocínio nos meses de janeiro e julho.

Confira o levantamento do GP1:

Fevereiro

Um vigia, identificado como Antônio Laurindo Gonçalves, de 57 anos, foi encontrado morto no início da manhã do dia 08 de fevereiro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mendonça Clark, na rua 7 de janeiro, em Parnaíba. A suspeita é que tenha ocorrido o crime de latrocínio.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1IML esteve no local IML esteve no local

Na madrugada do dia 22 de fevereiro, um idoso identificado como Domingos Paes Landim, de 71 anos, foi morto durante tentativa de assalto ocorrida dentro da própria casa, que fica na localidade Sítio do Teodoro, zona rural do município de Dirceu Arcoverde.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Viatura do 9º Batalhão da Polícia Militar, que atende na zona norte de TeresinaViatura do 9º Batalhão da Polícia Militar, que atende na zona norte de Teresina

Quando os policiais chegaram na casa, a porta possuía marcas de arrombamento. Logo depois, o corpo foi removido do local e a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. Nada foi levado da residência, mas a polícia acredita que o idoso reagiu a ação criminosa.

Março

Um homem identificado José Edson Ribeiro Paz, de 38 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Promorar, zona sul de Teresina, após ser baleado durante uma tentativa de assalto no início da noite do dia 02 de março.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Viatura da Delegacia de HomicídiosViatura da Delegacia de Homicídios

O fato aconteceu no Residencial Mário Covas. Conforme a tenente-coronel Elza Rodrigues, do núcleo de comunicação da PM-PI, a vítima foi abordada por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta de cor preta.

Um senhor identificado como José Carlos Ferreira, de 52 anos, morreu na madrugada do dia 12 de março, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), depois de ter sido baleado durante um assalto em uma residência no Parque Brasil I, no dia 10. Na ocasião, a vítima que era funcionário do Hospital do Mocambinho estava em um almoço com seus familiares.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1DHPP foi até o localDHPP foi até o local

De acordo com o delegado Robert Lavor, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP – o registro da morte de José Carlos foi feito às 2h35 da madrugada, por um sobrinho da vítima que procurou o departamento.

Já no dia 15 de março, um homem identificado como Pedro Gonçalves da Silva, 59 anos, foi assassinado com três tiros após reagir a um assalto no Conjunto Colina do Alvorada II, próximo a BR 343, no município de Parnaíba.

  • Foto: Lucas Dias/GP1O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionadoO Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado

Segundo o perito criminal Fausto Vasconcelos, da Polícia Civil de Parnaíba, populares informaram que a vítima teve uma luta corporal com o suspeito do crime antes de ser atingido três vezes. “O que os populares descreveram é que ele foi vítima de um assalto, teve uma luta corporal com o suspeito e logo após foi atingido pelos disparos. Encontramos três lesões de arma de fogo, sendo uma no rosto, uma na nuca e outra no lado direito do tórax”, informou o perito.

Abril

Um idoso de 73 anos, identificado como João Alves da Cruz, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo no tórax durante tentativa de assalto. O crime ocorreu na noite do dia 02 de abril, por volta das 22h em um bar, localizado na Rua Fernando Marques, no bairro Caixa D’água, em Floriano.

  • Foto: Divulgação/PMViatura Polícia Militar de Floriano Viatura Polícia Militar de Floriano

Um homem identificado como Eduardo Mendes, 35 anos, foi assassinado com um tiro no peito no final da tarde do dia 03 de abril, durante um assalto no Parque São Jorge, zona sul de Teresina.

  • Foto: Laura Moura/GP1Policiais da Companhia do Promorar atenderam a ocorrênciaPoliciais da Companhia do Promorar atenderam a ocorrência

De acordo com o capitão Fernando Lima, da Companhia Independente de Policiamento do Promorar, populares informaram à PM que a vítima estava em uma calçada quando foi abordada pelo suspeito, que antes de se evadir do local levou seu celular e depois atirou.

A capitã Leucijane, que responde pelo comando da Polícia Militar de Floriano, informou que a vítima pensou que o assalto fosse uma brincadeira, pois as pessoas que frequentavam esse bar costumavam simular assaltos apenas para assustar.

No dia 06 de abril, um mototaxista identificado como Ariosvaldo Vieira de Sousa, de 50 anos, foi baleado na cabeça em frente ao Comercial Carvalho da Avenida Barão de Gurguéia, zona sul de Teresina.

  • Foto: Arquivo PessoalAriosvaldo Vieira de SousaAriosvaldo Vieira de Sousa

De acordo com informações do cabo Leonardo, do 1º Batalhão da Polícia Militar, o bandido tentou roubar a moto de uma pessoa próximo ao supermercado, quando foi surpreendido por vários populares. Ele reagiu a ação e acabou alvejando o mototaxista.

Já noite de 10 de abril, um comerciante identificado como José Ferreira dos Santos, 61 anos, foi morto durante um assalto. O crime aconteceu na calçada da casa da vítima, que fica situada no bairro Verde Cap, zona sudeste de Teresina. Ele é pai do perito Janiel, que trabalha na perícia criminal.

  • Foto: Débora Daylin/GP1Viatura do 5º Batalhão da PM-PIViatura do 5º Batalhão da PM-PI

O tenente Claudenor, do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, explicou ao GP1 que José foi abordado por cerca de dois criminosos. Durante a ação, o comerciante foi alvejado por um disparo de arma de fogo nas costas.

Maio

No dia 02 de maio, uma mulher identificada como Maria do Socorro Mendes Pinho, 55 anos, foi assassinada a tiros ao reagir a um assalto no Povoado Serra Azul, zona rural do município de São Pedro do Piauí, região do Médio Parnaíba.

  • Foto: Helio Alef/GP1Viatura do 8º Batalhão da Polícia MilitarViatura do 8º Batalhão da Polícia Militar

De acordo com o tenente-coronel Cordeiro, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi registrado por volta de 16h, quando a vítima se deslocava em sua moto, modelo Honda Bros, e foi abordada por dois homens. Ao resistir em entregar o veículo para os assaltantes, um dos suspeitos disparou no rosto de Maria do Socorro. “A vítima resistiu a entregar a sua motocicleta para os assaltantes e eles atiraram na face dela, a bala atingiu o cérebro da vítima, que foi a óbito”, explicou o comandante.

No dia 28 de maio, um vigilante noturno identificado como Francisco Fernandes da Silva, 55 anos, foi assassinado ao intervir em um assalto que estava acontecendo na Rua Godofredo Messias, no bairro Catumbi, na cidade de Floriano.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Polícia Militar Polícia Militar

De acordo com o tenente-coronel Inaldo Barros, comandante da Polícia Militar de Floriano, a PM foi acionada por volta de 21h50, dando conta que uma pessoa havia sido baleada. Ao chegar ao local, constatou-se o óbito da vítima que foi atingida a tiros. “Esse vigilante noturno tentou intervir no assalto que estava acontecendo contra um transeunte na rua e terminou havendo essa fatalidade, depois que ele foi atingido com disparos de arma de fogo no rosto”, explicou o comandante.

Junho

Um latrocínio foi registrado na madrugada do dia 07 de junho, no bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina. Dois suspeitos pelo crime, de 15 e 16 anos, foram apreendidos pela Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial).

  • Foto: Lucas Dias/GP1IMLIML

Segundo informações da capitã Eliane, da Polícia Militar do Piauí, o crime ocorreu por volta das 2h, quando a vítima identificada como Evaldo Viana, de 54 anos, estava passando de moto pela ponte do bairro Poti Velho e foi abordada por três homens.

Agosto

Um analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, identificado como Francisco das Chagas Campelo e Silva, de 54 anos, foi assassinado com dois tiros durante um assalto na noite do dia 28 de julho, no bairro Tancredo Neves, zona sudeste de Teresina.

  • Foto: DivulgaçãoFrancisco das Chagas Campelo e Silva morreu no local do crimeFrancisco das Chagas Campelo e Silva morreu no local do crime

Segundo informações do subtenente Fernandes, do 8° Batalhão da Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta de 20h. "Fomos informados que uma pessoa havia sido alvejada durante um assalto. Francisco e um amigo estavam em um trailer quando foram abordados por dois indivíduos a pé. Eles anunciaram o assalto, dispararam contra Francisco e levaram a Hilux prata da vítima", relatou.

Setembro

Um comerciante identificado como Paulo Wellington Alvarenga, mais conhecido como "Louro", morreu após ser atingido com um tiro no ombro durante uma tentativa de assalto na tarde do dia 24, em seu estabelecimento um ponto de venda de frango, situado na Avenida Mirtes Melão, no bairro Alto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina.

  • Foto: DivulgaçãoComerciante LouroComerciante Louro

Segundo informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta de 13h e está sendo tratado como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.

Outubro

Um homem de 45 anos, identificado como Marcos Antônio Silva, foi assassinado na manhã de 09 de outubro, ao tentar defender a filha durante um assalto no Povoado Santa Rita, na zona rural leste de Teresina.

  • Foto: Divulgação/PMMarcos Antônio SilvaMarcos Antônio Silva

Segundo informações do coronel Galvão, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 6h50. "Dois indivíduos armados tentaram assaltar a filha da vítima em uma parada de ônibus. A menina então correu para dentro de casa e o pai travou uma luta corporal com um dos bandidos. Ele acabou sendo alvejado no peito esquerdo", relatou o comandante.

Novembro

Um vigia noturno, identificado como Antônio Delfino Pereira, de 61 anos, foi assassinado no dia 15 de novembro, por volta de 20h, após ser baleado na face por um criminoso. O caso ocorreu na Avenida Armando Cajubá, localizado no bairro Santa Luzia, em Parnaíba, litoral do estado.

  • Foto: DivulgaçãoLocal onde ocorreu o crimeLocal onde ocorreu o crime

De acordo com o coronel Pacífico, comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar, o criminoso armado chegou em uma bicicleta azul, anunciou o assalto ao vigia, que no momento estava jantando. O criminoso, então, disparou um tiro no rosto de Antônio Delfino e ainda levou a arma da vítima, que era um revólver calibre .38.

Dezembro

A proprietária de um bar identificada como Maria Helena da Cruz Santiago, 59 anos, foi encontrada morta na tarde de 09 de dezembro, com marcas de perfurações na região do pescoço, em sua residência, no Point do Lanche, localizado na Vila Santa Bárbara, zona leste de Teresina.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Senhora foi encontrada dentro do bar Senhora foi encontrada dentro do bar

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP – afirmou que a principal hipótese da morte da proprietária do Bar Point do Lanche, identificada como Maria Helena da Cruz Santiago, é latrocínio.

Na noite de 19 de dezembro, o vigilante noturno Francisco de Assis Silva Passos, de 50 anos, foi esfaqueado durante assalto na cidade de Parnaíba. O criminoso roubou a motocicleta da vítima, que foi encontrada próxima a rotatória na entrada do município por populares momentos depois do crime.

  • Foto: Divulgação/PMA motocicleta da vítima foi encaminhada para a Central de FlagrantesA motocicleta da vítima foi encaminhada para a Central de Flagrantes

Ele morreu na madrugada do dia 26, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

No dia 28 de dezembro, o proprietário de uma granja, identificado como Edilson Gonçalo de Oliveira, de 59 anos, foi assassinado por dois bandidos durante uma tentativa de assalto na Rua do Cruzeiro, no centro da cidade de Picos. Segunda a Polícia Militar, os suspeitos fugiram logo após o crime e a PM está em diligências no intuito de captura-los.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppEdilson Gonçalo de OliveiraEdilson Gonçalo de Oliveira

De acordo com a perícia criminal, era por volta de 14h, quando os suspeitos chegaram na Granja Edilson, anunciaram o assalto e renderam os funcionários do local. Edilson Gonçalo acabou reagindo à ação criminosa e foi atingido com dois tiros, que acertaram a boca e abdômen da vítima.

Um idoso identificado como Francisco Sampaio, de 74 anos, foi assassinado na tarde do dia 29 de dezembro, por volta das 14h30, durante um assalto. O caso ocorreu próximo ao bairro Petecas, zona rural de Piripiri.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Polícia Militar Polícia Militar

Segundo informações cedidas pelo sargento Rodrigues da Polícia Militar, a vítima foi abordada por dois criminosos armados, que exigiram sua motocicleta. Não conformado, Francisco teria reagido ao assalto e acabou sendo atingido com um tiro no peito esquerdo, vindo a óbito no local.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.