Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Equipe Opala se prepara para estreia na Copa Cidade de Teresina

A competição servirá de pré-temporada para o retorno do Campeonato Piauiense de Basquete.

Com a retomado das atividades do basquete piauiense, após um 2020 sem competições devido ao coronavírus, a Copa Cidade de Teresina se propõe a ser um evento teste para o campeonato piauiense. Em outras palavras, uma pré-temporada.

A competição é composta por seis equipes, duas delas, o Delta e o Opala Basquete, femininas. O GP1 conversou com a Ala, Catarina Borges, sobre o campeonato e as expectativas para o basquete feminino.

A post shared by Opala Basquete (@opalabasquete)

A camisa 15 de 18 anos contou que seu início se deu no futsal, mas logo após uma parada, recebeu o convite do treinador de basquete, quando começou a treinar.

“Eu comecei a ir para os treinos dos meninos mesmo, com uns 12, 13 anos e, aos poucos, algumas meninas começaram a ir também, até que uns dois anos depois conseguimos montar um time e começamos a competir”, relatou a Ala, que nesse período inicial viu muita rotatividade de quem compunha o time. “Mesmo com gente entrando e saindo do time, a gente conseguiu manter uma equipe constante e fomos melhorando a cada ano, até começar a ganhar alguns campeonatos estaduais", complementou Catarina.

Após viajarem representando o Piauí, veio a saída do Ensino Médio. E a paixão pelo basquete somada a idades muito próximas fez com que a vontade de continuar jogando prevalecesse. Nesse tempo “foi quando o Gabriel, Luís Paulo e Ícaro, que viajaram com a gente durante as competições, propuseram a formação do time e fomos fazendo o Opala nascer”, completou a atleta.

Foto: Reprodução/WhatsappOpala Basquete pós treino
Opala Basquete pós-treino

Para Catarina, além de poder experienciar em quadra o que funciona ou não em termos táticos de jogo, quando se está competindo na categoria adulto, é também o retorno do porte físico que foi perdido durante o período. Agora, trazer olhares para o basquete feminino enquanto categoria competitiva é uma motivação.

“Para gente vai ser muito importante, porque nosso time acabou ficando parado durante a pandemia, voltamos a treinar aos poucos e também porque vai ser nossa primeira competição na categoria adulto. Agora, é entender em quadra mesmo o que precisamos trabalhar mais e o que já está bem fundamentado, além de ver o que funciona e o que não funciona contra nossas adversárias do Delta”, disse Catarina.

As calouras enfrentam o Delta Basquete no dia 08 de agosto, às 9h, no Ginásio Vale do Gavião, que vai sediar a competição. A Copa Cidade de Teresina está prevista para começar em 31 de julho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.