Fechar
GP1

Polícia

Estado do Piauí registrou 36 assassinatos de mulheres em 2021

Levantamento foi realizado pelo GP1 junto à Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Levantamento realizado pelo GP1 junto à Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) apontou que 36 mulheres foram assassinadas no estado do Piauí somente em 2021. A maioria dos crimes foram praticados pelo companheiro ou ex-companheiro das vítimas, caracterizando "feminicídio".

No Brasil, o “feminicídio” foi incorporado ao Código Penal como uma qualificadora do crime de homicídio em 2015. Assim, a definição dada pela Lei Nº 13.104/2015 considera o feminicídio um tipo específico de homicídio doloso, cuja motivação está relacionada aos contextos de violência doméstica ou ao desprezo pelo sexo feminino.

De acordo com os dados, foram 28 feminicídios, sendo 10 em Teresina e 18 no interior. Ainda conforme o levantamento, o maior número de mulheres mortas em 2021 foi registrado no mês de outubro, com oito casos.

Janeiro

O primeiro caso de feminicídio foi registrado no dia 05 de janeiro, em Miguel Alves, quando Maria Silva Nascimento, de 40 anos, foi assassinada com várias facadas na frente da própria filha, na localidade Poço Novo. O acusado é o ex-companheiro da vítima.

Dois dias depois, no dia 07 de janeiro, uma mulher identificada como Fernanda Alves da Silva foi morta com uma facada no peito, no bairro Pedreira, na cidade de Esperantina. De acordo a Polícia Militar de Esperantina, por volta das 2h30 da madrugada os policiais foram informados que havia uma mulher morta vítima de facada no peito em uma rua do bairro e ao chegarem no local comprovaram o fato. informações dão conta que a vítima tinha um relacionamento com o pai da acusada.

No dia 18 de janeiro, uma mulher identificada como Deusuita Ferreira, de 41 anos, foi executada com vários tiros no município de Parnaíba, região Norte do Piauí. Segundo a PM, quatro suspeitos chegaram no local, divididos em duas motocicletas, e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima, e contra sua filha que estava na sua companhia. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e constatou o óbito da mulher ainda no local do crime. A filha da vítima, identificada apenas pelas iniciais F.A.V., também foi baleada, mas sobreviveu.

Fevereiro

O assassinato da advogada Izadora Morão foi um dos crimes que mais chocou o Piauí no ano de 2021. A advogada, de 41 anos, foi assassinada a facadas no dia 13 de fevereiro, dentro de sua residência, na cidade de Pedro II. Os acusados de cometer o crime são a mãe e o irmão da vítima.

Foto: Reprodução/FacebookIzadora Santos Mourão
Izadora Santos Mourão

Maria Antônia de Sousa, 62 anos foi encontrada morta em uma caixa de presente no dia 09 de fevereiro de 2021, no residencial Conviver, zona norte de Teresina. A suspeita é que ela tenha sido envenenada. Maria Antônia era natural do Maranhão, mas tinha familiares na capital piauiense, onde morava quando foi morta.

Na manhã do dia 19 de fevereiro, Alzinete de Carvalho, 32 anos, foi morta a facadas em frente a um estabelecimento comercial localizado na Rua Tomas Pearce, no centro da cidade de Uruçuí. Segundo a Polícia Militar de Uruçuí, o ex-companheiro da vítima, identificado como Edgarden Erkine Pereira dos Santos, de 34 anos, é acusado de ter cometido o homicídio, visto que ele não aceitava o fim do relacionamento dos dois. Ele foi preso pouco tempo depois.

Foto: Reprodução/WhatsappAlzinete de Carvalho
Alzinete de Carvalho

Março

Elinete Sousa Silva, 32 anos, foi assassinada com golpes de faca e disparos de arma de fogo no dia 10 de março, na Vila Dilma Rousseff, região da Santa Maria da Codipi, zona norte da Capital. Informações preliminares repassadas ao GP1, apontam que a vítima matinha um relacionamento amoroso com um traficante da região conhecido como ‘Jackie Chan’.

Foto: Brunno Suênio/GP1Elinete Sousa SIlva
Elinete Sousa SIlva

Vizinhos relataram que três homens chegaram à residência da mulher procurando por Jackie Chan que vivia há um mês com a vítima. O companheiro dela conseguiu se esconder e os três homens começaram a torturá-la. Ela teve as bochechas e o pescoço cortados, além de ter sido atingida com dois tiros na testa.

Abril

Vera Alice Ferreira dos Santos, de 51 anos, foi assassinada com um disparo de arma de fogo na cabeça na madrugada do dia 28 de abril, por volta de 1h30, no Povoado Santa Maria, zona rural do município de Corrente. Populares relataram que a vítima estava sentada com familiares em um bar quando, por volta de 1h30, foi atingida com um tiro na região da cabeça. Ela ainda chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.

Maio

No dia 15 de maio, uma mulher ainda não identificada foi assassinada com várias facadas, no município de São Pedro do Piauí. Uma amiga da vítima identificada como Lucilene da Silva Sousa também foi esfaqueada. O acusado de cometer o crime foi identificado como José Roberto Barbosa Soares e foi preso.

Luciana de Araújo Lima, de 32 anos, foi executada com um disparo de arma de fogo na cabeça na madrugada de 23 de maio de 2021, dentro de casa no bairro Parque Brasil II, região da grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Segundo a PM, ela é suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, situação que pode ser a motivação do homicídio.

Junho

Outro crime que chocou o Piauí foi o assassinato de Ana Valeska Araújo. No dia 12 de junho de 2021, Wagner Dias de Freitas matou a ex-mulher, Ana Valeska Araújo, e em seguida tirou a própria vida. O fato aconteceu na Avenida Homero Castelo Branco, na calçada da loja Tudo é Festa, no bairro Jóquei. A mulher ia chegando no estabelecimento, quando foi abordada pelo homem, que efetuou um disparo de arma de fogo na cabeça dela e depois cometeu suicídio.

Foto: Reprodução/FacebookAna Valeska Araújo
Ana Valeska Araújo

Uma mulher trans identificada como Maria Eduarda, de 22 anos, foi assassinada a tiros no dia 25 de junho, próximo a sua residência, na cidade de Piripiri, região Norte do Piauí. Segundo informações repassadas pelo major Jairo, da Polícia Militar de Piripiri, Maria Eduarda estava próximo a sua residência, quando duas pessoas em uma motocicleta se aproximaram e uma delas efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima, que morreu no local do crime.

Foto: Reprodução/WhatsAppMaria Eduarda
Maria Eduarda

Julho

No mês de julho foram quatro mulheres mortas. Joana de Sousa Lima, de 41 anos, foi assassinada com vários golpes de faca na manhã do sábado, 03 de julho, dentro de uma residência no bairro Parque Exposição, na cidade de Picos. O atual companheiro da vítima, Luiz Cleidimar de Sousa, de 42 anos, também foi esfaqueado e conduzido ao hospital da cidade para os procedimentos médicos necessários.

Severino Ferreira de Oliveira Neto, de 60 anos, ex-companheiro de Joana, foi preso acusado do crime. Ele saiu de Brasília para o Piauí com o objetivo de assassinar a ex-esposa. Ela foi morta com pelo menos 14 golpes de faca.

Foto: Reprodução/WhatsappJoana, Francisca e Maria de Nazaré
Joana, Francisca e Maria de Nazaré

O segundo feminicídio aconteceu no dia 8 de julho, no município de Elesbão Veloso, quando Francisca Lopes da Mota Silva, 48 anos, foi assassinada a facadas pelo marido, identificado como Antônio Carlos Porfírio Malaquias. Ele foi preso no dia 11 de julho.

Em Teresina, uma moradora de rua, identificada apenas como Iana, foi assassinada com um golpe de faca no pescoço no dia 16, no Mercado Público Piçarra, próximo ao Supermercado Carvalho, na Avenida São Raimundo, localizado na zona sul de Teresina. Uma hora depois do crime, a acusada, identificada apenas como Ariane, foi presa.

A quarta morte ocorreu em Campo Maior, no dia 27 de julho, quando Maria de Nazaré dos Reis Santos, 50 anos, foi assassinada com um tiro de espingarda, na Avenida do Contorno, bairro de Fátima. O suspeito de cometer o crime é, o mototaxista Francisco Magno Soares da Costa, mais conhecido como “Louro”, era companheiro dela e foi preso em flagrante.

Agosto

No mês de agosto uma mulher foi morta em Altos, no dia 14. Cleudia Maria Medeiros de Sousa, de 44 anos, foi estuprada e estrangulada até a morte. O acusado de cometer o crime é o amante da vítima, identificado como Edmilson Nunes Brandão, 41 anos, que foi preso dois dias depois.

Foto: Brunno Suênio/GP1Cleudia Maria Medeiros de Sousa
Cleudia Maria Medeiros de Sousa

Setembro

Em setembro, Leidiane de Paiva Brasil, 28 anos, morreu após ser atingida com um tiro nas costas no momento em que andava com o namorado no Parque São Jorge, região do bairro Promorar, zona sul de Teresina, no dia 16.

Foto: Reprodução/InstagramLeidiane de Paiva Brasil
Leidiane de Paiva Brasil

O acusado do crime foi preso no dia 24 de novembro durante uma operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da Delegacia Especializada em Feminicídio.

Também no mês de setembro, a ossada de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada no dia 23, em um terreno onde está sendo construído um loteamento na Vila do Avião, zona leste da capital.

Foto: Reprodução/WhatsAppCristiane Araújo Prado foi fotografada minutos antes de ser assassinada
Cristiane Araújo Prado foi fotografada minutos antes de ser assassinada

Cristiane Araújo Prado foi assassinada a tiros em um bar no início da tarde do dia 25, no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina. Por volta de 14h, os suspeitos chegaram ao estabelecimento, surpreenderam a vítima com quatro tiros nas costas, além de mais um disparo de arma de fogo na cabeça, executando Cristiane, que já caiu morta.

Foto: Reprodução/FacebookLarisse Machado de Castro
Larisse Machado de Castro

No dia 29, Larisse Machado de Castro, 22 anos, foi morta a tiros na Rua Carlotinha, na Vila Monte Horebe, bairro Colorado, zona sudeste de Teresina. O namorado dela, identificado como João Victor, também foi baleado, mas sobreviveu. Uma senhora de 60 anos também acabou sendo baleada de raspão, mas não precisou de atendimento médico.

Outubro

O mês de outubro registrou o maior número de mulheres mortas, foram oito no total. O primeiro caso aconteceu no dia no início do mês, dia 4, quando o corpo de Lídia Maria da Silva, de 45 anos, foi encontrado no bairro Aroeiras, zona leste de Teresina. Foram constatadas várias agressões na cabeça feitas com pedras e um tijolo. O suspeito do crime é o companheiro da vítima, que foi preso pelo DHPP.

Já no dia 8 de outubro, Isabel Francisca da Costa, de 30 anos, foi agredida até a morte pelo ex-companheiro identificado pelas iniciais R. de S. L. durante uma discussão dentro da própria residência na cidade de Simplício Mendes. Ele confessou o crime, foi preso em flagrante e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários.

Foto: Reprodução/WhatsappIsabel Francisca e Tânia Raquel
Isabel Francisca e Tânia Raquel

Já no dia 10, Tânia Raquel de Sousa foi assassinada a facadas, no Assentamento Nossa Esperança, nas proximidades da Usina Santana, na zona rural sudeste de Teresina. O principal suspeito de cometer o crime é o marido da vítima, identificado como Jeonatan Soares Bezerra, que foi preso em flagrante dentro da residência do casal.

Uma jovem de apenas 15 anos, identificada como Débora, foi assassinada a tiros no início da tarde do dia 15, na Rua Samuel Santos, no bairro São Francisco da Guarita, próximo ao Cemitério São Sebastião, em Parnaíba. A suspeita inicial da polícia é que o alvo do crime seria o namorado da vítima, porém os tiros atingiram a adolescente, que morreu no local do crime.

O quinto caso aconteceu em Teresina, no dia 18 de outubro. Andressa da Silva Rodrigues, 25 anos, foi executada com um tiro no olho na Avenida Centenário, zona norte de Teresina. O irmão dela, identificado como Thailson da Silva Rodrigues, foi baleado com dois tiros no braço, mas sobreviveu. Os autores não foram identificados.

No dia 24 de outubro, em Parnaíba, Maria de Fátima dos Santos, de 36 anos, foi encontrada morta e com as mãos amarradas em um terreno baldio, no Parque José Estevão. Também não há informações sobre motivação e autor do crime.

Um dia depois, também em Parnaíba, a ossada de uma mulher foi encontrada entre as localidades Olho D’Água e Lagoa do Portinho, na zona rural de Parnaíba. Ela estava em um local de mata fechada dentro de um saco plástico. A ossada foi identificada como sendo de Maria das Dores, 64 anos, que estava desaparecida desde o dia 11 de outubro.

Uma mulher, ainda não identificada, foi assassinada com várias facadas, no dia 30 de outubro, no Centro da cidade de Teresina. A vítima estava transitando na Rua Eliseu Martins quando foi surpreendida por uma pessoa que efetuou vários golpes de faca contra ela, que não resistiu e morreu no local.

Novembro

No mês de novembro foram duas mortes registradas. No dia 6, Maria Saiara Lima, de 27 anos, foi morta com vários golpes de faca, na frente dos filhos, em Floriano. Virlan da Costa e Silva, ex-namorado da vítima, foi preso no dia 9 de novembro em Nazaré do Piauí acusado de cometer o crime.

Foto: Reprodução/FacebookSaiara Lima
Saiara Lima

No dia 19, uma mulher não identificada foi assassinada com um disparo de arma de fogo nas proximidades da rodovia BR 316, no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina. A vítima não foi identificada e provavelmente se trata de uma moradora de rua.

Dezembro

Uma mulher identificada como Dara Nascimento de Oliveira, de 26 anos, foi executada com vários disparos de arma de fogo no dia 9 de dezembro, em Barra Grande, na cidade de Cajueiro da Praia, litoral piauiense.

Foto: Reprodução/WhatsappDara Nascimento
Dara Nascimento

Daniela Araújo Silva foi estuprada e morta com uma pedrada na cabeça, em Esperantina, no dia 13. O corpo da jovem foi encontrado no terreno da residência da tia do acusado, identificado como Mikael Sabino Prado, 20 anos, que foi preso no dia 14, na localidade Bixigas, no município de Brejo, no estado do Maranhão. Ele nega o crime.

Foto: Reprodução/WhatsAppMikael Sabino Prado e Daniela Araújo Silva
Mikael Sabino Prado e Daniela Araújo Silva

No dia 17, uma mulher identificada apenas como Natália foi executada com cinco disparos de arma de fogo, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, no município de Parnaíba, litoral do Piauí. Segundo a PM, a vítima estava pilotando uma motocicleta por volta de 11h, quando foi perseguida e assassinada pelos atiradores.

O município de Piripiri registrou os dois últimos assassinatos de mulheres. Marinara Pereira de Carvalho, 23 anos, foi encontrada morta no dia 27 com marcas de disparos de arma de fogo pelo corpo, na localidade Anajás. O corpo foi encontrado por populares em uma área de mata entre a localidade Anajás e Floresta.

Uma jovem identificada apenas como Vitória foi executada com tiros na cabeça, na tarde de quinta-feira (30), enquanto pilotava uma moto próximo a um campo de futebol, no Centro de Piripiri, na região Norte do Piauí. Segundo informações de populares repassadas a PM, a vítima andava em uma moto modelo Pop 110, de cor preta, e levava na garupa do veículo um homem. Os dois foram surpreendidos por criminosos que já chegaram atirando. A mulher foi atingida com disparos na cabeça e o rapaz apenas com tiros de raspão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.